Da assessoria

Depois de 45 anos de sua inauguração, no longínquo ano de 1977, a barragem de Brotas vai, enfim, passar por uma ampla reforma estrutural.

A assinatura da ordem de serviço para a obra – orçada em 1..325.117,71 – aconteceu nesta terça-feira, na área de acesso ao paredão da barragem. O Governador Paulo Câmara esteve representado na solenidade por Mário Heitor, Diretor do Interior da Compesa, que fez questão de especificar algumas das ações que serão realizadas, como a recuperação do maciço (paredão) do vertedouro, recuperação das juntas de dilatação – com a injeção de resina de poliuretano, a recuperação do revestimento interno da galeria de inspeção e drenagem, bem como a recuperação de sua armação de concreto. A obra deverá estar concluída em Janeiro de 2023.

Veja também:   Pesquisa aponta redução de ataques a jornalistas em 2023

Logo no início do evento, o Padre Luizinho Marques proferiu a benção às obras, destacando a importância da preservação da caatinga para a saúde dos nossos mananciais, e do papel histórico da barragem de Brotas para o desenvolvimento de Afogados.

O Prefeito Alessandro Palmeira destacou a importância da barragem como divisor de águas para a cidade, garantindo segurança hídrica para a população. Presente ao evento, o ex-prefeito de Afogados, José Patriota, fez questão de agradecer ao Governador Paulo Câmara pela iniciativa. “A nossa barragem tem mais de quarenta anos. Nunca havia passado por uma reforma. Quando ela secou, nos idos de 2013, fizemos um grande mutirão de desassoreamento, com o apoio dos demais Prefeitos da região. Mas essa obra de agora, estruturante, vai prepará-la para mais cinquenta anos à frente, continuando a socorrer o nosso povo com o seu manancial,” destacou Patriota. Outro que esteve presente foi o engenheiro concursado da Compesa, Pedro Campos. “Estou muito feliz em poder voltar ao Pajeú, em voltar a Afogados, acompanhando essa bela iniciativa de recuperação de um manancial tão importante para Afogados, Tabira e para o Pajeú,” afirmou Pedro Campos.

Veja também:   Família que recebe BPC ganhará R$ 1 mil a mais na conta

Também estiveram presentes à solenidade, o vice-prefeito de Afogados, Daniel Valadares, secretários e gestores municipais, o gerente de segurança de barragens da Compesa, Hudson Santos, o coordenador regional da Compesa, Igor Galdino, o coordenador da Ciretran, Heleno Mariano, os Vereadores Rubinho do São João, Raimundo Lima, Douglas Eletricista, César Tenório, Erickson Torres, Reinaldo Lima e Toinho da Ponte.