Do JC Online

A Barragem de Brotas, em Afogados da Ingazeira, Sertão pernambucano, virou atração para os mais de 37 mil habitantes do município após voltar a sangrar na segunda-feira. A última vez em que os afogadenses presenciaram o acontecimento foi em 2009.

O número de visitantes ansiosos para registrar o momento foi tão grande que a prefeitura teve que criar um esquema de segurança, organizando grupos de 30 pessoas por vez. Além disso, placas informativas estão sendo colocadas e o gradil reformado para receber a população.

A barragem, que abastece Afogados da Ingazeira e o município de Tabira, também no Sertão do Pajeú, tem capacidade para acumular 19,6 milhões de metros cúbicos de água. De acordo com a Companhia de Saneamento de Pernambuco (Compesa), ela estava em colapso desde fevereiro de 2017. Em abril do mesmo ano voltou a acumular água. No início de 2018, estava com 11% da capacidade e, após as recentes chuvas na região, o reservatório conseguiu se recuperar e sangrar.

Veja também:   Decreto do governo libera aumento no salário do INSS

O agricultor Lucas de Freitas Queiroz, 74 anos, esperou tanto que chegou a pensar que nunca mais veria a barragem sangrar. “Achei que morreria antes de ver isso de novo. A alegria é muito grande, porque a gente já sofreu demais”, conta ele, que já iniciou o plantio.

O cenário que enche os agricultores de esperança inspira cuidados do poder público. “Chegamos a contar mais de 70 pessoas no paredão para ver a barragem sangrando. Por isso, tivemos que tomar providências. Isolamos algumas áreas e ordenamos o acesso a outras, com auxílio da Guarda Municipal, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Estamos terminando os levantamentos para fechar, nos próximos dias, o plano de contingência”, informou o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota.

O chefe do executivo municipal informou ainda que um comitê de prevenção aos efeitos das enchentes, que envolve Compesa, PM, bombeiros e o Ministério Público de Pernambuco (MPPE), além de todas as secretarias, já foi criado para discutir as ações necessárias.

Veja também:   Corpo de barbeiro é encontrado no Pajeú

As visitas ao paredão da barragem acontecem das 6h às 18h. Cada grupo de pode ficar cerca de cinco minutos no local para tirar fotos. O prefeito garante que a fila é grande. “O povo tem muito amor pela barragem. Desde que começou a sangrar, a procura tem sido muito grande.” A decisão de limitar a quantidade de pessoas se deu porque o gradil não está em boas condições de conservação. A prefeitura informou que a Secretaria Municipal de Infraestrutura já iniciou os trabalhos de recuperação e irá instalar um portão na entrada, para facilitar o controle do acesso.

As intervenções ainda incluem limpeza das margens, com a retirada do mato e das algarobas e o cercamento da sua margem direita, para evitar banhos no local e possíveis afogamentos. A prefeitura também confeccionou placas, que estão sendo instaladas no local com orientações à população. Moradores do município também receberam um número específico para atendimento da Defesa Civil: (87) 99629 5758. O telefone é exclusivo para situações de emergência, não podendo ser acionado para as demandas comuns do dia a dia.

Veja também:   Grande empresa de ST é alvo de investigação do MPPE

ABASTECIMENTO

A cheia da barragem já trouxe melhorias para a região. De acordo com a Compesa, houve alteração no calendário de abastecimento de Afogados da Ingazeira. Agora, os moradores do município têm cinco dias com fornecimento de água e dois sem. Antes, era o contrário: cinco dias sem água e dois com água.

A previsão da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) é de mais chuva para o Sertão. Ontem, o município de Triunfo foi o que registrou o maior índice pluviométrico de todo o Estado: foram mais de 130 milímetros em 24 horas. Hoje, as chuvas previstas para a região são de intensidade moderada a forte.