20160120094250653640uO Big Brother Brasil 16 estreou ontem e já se depara com uma polêmica na web. Na verdade, antes mesmo do apresentador Pedro Bial dar início à nova temporada, internautas começaram a acusar a atração de racista. Uma esponja em formato de boneco negro com cabelo black power, colocada na pia da cozinha, é alvo de revolta do público.

Tudo começou quando o programa matinal Mais você apresentou o novo cenário. A linha de objetos também foi criticada no Reino Unido, onde organizações contra o racismo protestam desde o lançamento em 2012 e chegaram até a exigir a suspensão da fabricação. O utensílio foi confeccionado pela empresa britânica Paladone.

A crítica maior gira em torno do estereótipo do negro. Em 2012, o ativista Weyman Bennet questionou o contexto do objeto. “Qual será o próximo passo? Escovas para limpar vasos sanitários? Não é apropriado em pleno século XXI termos imagens como essas. Isso reforça estereótipos negativos”, disse, em entrevista ao Daily Mail em 2012.