O município de Betânia, Sertão do Moxotó, continua avançando no plano de vacinação contra a Covid-19 e semana passada os profissionais da educação municipal foram contemplados. Através de Drive-thru, 90 profissionais receberam a 1ª dose do imunizante e a 2ª dose está prevista para o dia 30. Segundo o boletim de vacinação, totalizando 5.850 betanienses vacinados.

Segundo a Secretaria de Saúde, Aline Araújo, só não foram vacinados os profissionais que tomaram a vacina contra a Influenza H1N1 há menos de 15 dias, porém em breve divulgarão uma nova data para concluírem a aplicação da 1ª dose.

O Farol conversou também conversou com a vereadora e professora Espedita Quilombola, que vibrou com o avanço, tanto da aplicação da vacina nos profissionais da educação quanto nas comunidades quilombolas, pois  também faz parte da Comissão Estadual de Comunidades Quilombolas e pertence à Comunidade do Sítio Baixas.

”Foi muito bom os profissionais da educação terem entrado no grupo prioritário porque a educação está praticamente parada. Com os profissionais vacinados a gente já pode ver um reflexo para o retorno das aulas para que a educação siga porque até então a educação está estacionada. Mesmo de forma remota, a gente não consegue alcançar a aprendizagem da mesma forma que as aulas presenciais”, afirmou.

COMUNIDADES QUILOMBOLAS

O município de Betânia conta com 4 comunidades quilombolas: Quilombo Sítio Baixas, Quilombo Sítio São Caetano, Quilombo Sítio Bredos e Quilombo Sítio Teixeira, somando quase 2.000 quilombolas, todos os adultos já receberam 1º dose e torcem para que todos os betanienses possam ser vacinados em breve.

”A gente fica muita grata por toda a população quilombola do município está vacinada, como também fiquei na luta para que outros povos fossem vacinados. O movimento teve essa contribuição para acelerar a facilitar também a vacinação do restante da população. Quase 2 mil pessoas vacinas, já facilita a demanda da outra vacina que está vindo de forma gradual. É gratificante para a gente do movimento, mas estamos na luta para que todos também sejam vacinados, não só nosso grupo específico, mas que todos acima de 18 anos recebam a vacina para que a gente possa estar imune desse vírus”, pontuou Espedita.

CONFIRA PLANO DE VACINAÇÃO DA ÚLTIMA SEGUNDA-FEIRA

A Secretaria Municipal de Saúde informa a toda população os dados das doses realizadas:

Trabalhadores de saúde:
Primeira dose – 215
Segunda dose – 215

Idosos a partir de 85 anos:
Primeira dose – 152
Segunda dose – 101

Idosos de 80 a 84 anos:
Primeira dose – 210
Segunda dose – 84

Idosos de 75 a 79 anos:
Primeira dose – 280
Segunda dose – 262

Idosos de 70 a 74 anos:
Primeira dose – 363
Segunda dose – 299

Idosos de 65 a 69:
Primeira dose – 349
Segunda dose – 256

Idosos de 60 a 64:
Primeira dose – 305
Segunda dose – 59

Comunidades Quilombolas:
Primeira dose – 1214

Comorbidades
Primeira dose – 1265
Segunda dose – 1

Gestantes e puérperas
Primeira dose – 65

Deficientes permanentes
Primeira dose – 51

Trabalhadores da Educação
Primeira dose – 90

Pessoas com 59 anos
Primeira dose – 9

Motoristas de transporte coletivo
Primeira Dose – 5

Total:
Primeira Dose – 4.573
Segunda Dose – 1.277
Total de vacinas aplicadas: 5.850