bichas

O documentário “Bichas”, do pernambucano Marlon Parente, 23, lançado no último sábado (20), já atinge mais de 40 mil visualizações no YouTube e vem recebendo enxurradas de elogios. O projeto é contado a partir de relatos de seis jovens sobre preconceitos vividos por eles e seus caminhos em busca da aceitação.

Bruno Delgado, Igor Ferreira, Ítalo Amorim, João Pedro Simões, Orlando Dantas e João Pedro Carneiro vão para frente da câmera contar desde como se descobriram homossexuais até o dia em que decidiram se abrir com a família.

Reprodução/Facebook

Marlon Parente, idealizador do filme, usou seu projeto como uma resposta ao preconceito e violência

Em entrevista para a Folha de Pernambuco, Marlon conta que a ideia de trabalhar com esse tema partiu de um episódio vivenciado por ele mesmo enquanto andava de mãos dadas com um amigo e um senhor se incomodou, ameaçando atirar neles por causa disso. “Ele não queria dinheiro. Ele não queria nos assaltar. Ele queria nos agredir por algo que não é justo”, relata.

Marlon, que é publicitário, diz que ficou muito triste com o fato e decidiu que precisava revidar de alguma forma, contando não só essa história, que é relatada no filme, como a de outras pessoas que também passaram por algo parecido.

No final da tarde desta segunda-feira (22), o deputado federal do PSOL Jean Wyllys, que milita ativamente à favor da causa LGBT, twittou sua opinião sobre “Bichas”. “Eu sou Jean Wyllys, tenho 41 anos e também sou bicha! Parabéns pelo documentário, rapazes!”, comentou.

O retorno do projeto não poderia ser outro, quando questionado se teria recebido alguma resposta negativa, Marlon conta: “Se tem negativo, eu não tô achando. A quantidade de notificações com carinho, gente falando que se assumiu pra família depois do filme, gente que se identificou é tanta, que os comentários negativos devem estar perdidos em algum lugar!”.

O filme não contou com grandes equipamentos profissionais, foram cem dias de gravações realizadas no apartamento de Marlon, com uma câmera emprestada e poucas noções de edição. Mas apesar das dificuldades, “Bichas” já começa a ser reconhecido no País. O documentário foi selecionado para o Festival “O Cubo de Cinema”, no Rio de Janeiro. E isso é só o começo: “Pretendo colocar (o Bichas) onde puder!”, diz Marlon.

Da Folha PE