bill_cosby_franO astro da TV americana Bill Cosby vai a julgamento por um caso de abuso sexual ocorrido em 2004, determinou nesta terça-feira (24) a juíza do Condado de Montgomery, na Pensilvânia, Estados Unidos. A informação é da agência de notícias Associated Presse. A decisão aconteceu após uma audiência preliminar, com presença de Cosby, pelo único caso de agressão sexual em andamento da série de acusações contra ele, a maioria ocorridas há décadas.

Nesta terça, a juíza Elizabeth McHugh determinou que há elementos suficientes apresentados pela promotoria para seguir com o processo. A apresentação da acusação foi marcada para 20 de junho. Cosby poderã entrar com apelação. Denunciado por dezenas de mulheres, o humorista de 78 anos foi acusado no dia 30 de dezembro de 2015 de agressão sexual agravada por fatos que remontam ao início de 2004 envolvendo Andrea Constand, uma ex-funcionária da Universidade de Temple, na Pensilvânia.

Na audiência desta terça, o procurador do condado de Montgomery, Kevin Steele, deveria convencer a juíza Elizabeth McHugh de que havia elementos suficientes para levar o julgamento adiante. Após falar sobre sua decisão, a juíza afirmou: “Sr. Cosby, boa sorte”. O humorista repondeu: “Obrigado”. De acordo com a AP, Cosby levantou-se rapidamente depois de receber a decisão e não demonstrou surpresa. Em seguida, ele abraçou um de seus advogados.

A audência não envolveu acareação entre o acusado e Andrea Constand, que não esteve no no tribunal. A juíza determinou que ela não teria de testemunhar. Em vez disso, os promotores apresentaram declarações que Andrea havia dado à polícia em 2005.

Cosby tentou acordo financeiro

Cosby chegou ao tribunal de Montgomery pouco antes das 09h30 locais (10h30 de Brasília). Depois de ter sido denunciado pela jovem Constand em uma instância civil poucos meses depois dos fatos, Cosby se pronunciou antes de alcançar um acordo financeiro em 2005. O procurador se apoiou nos trechos desta velha audiência verbal para acusar Bill Cosby.

Segundo os advogados do ator, o procurador violou o compromisso que havia assumido no fim de 2005 de não processar o ator se ele aceitasse depor. Se for declarado culpado, Cosby pode ser condenado a dez anos de prisão e a uma multa de US$ 25 mil. Cosby, que foi uma das figuras mais populares da TV de seu país, sempre rejeitou as acusações feitas contra ele.

Muitas destas denúncias não podem ser levadas à justiça porque prescreveram. O caso aceito pelo Ministério Público ocorreu dentro do limite de 12 anos definido pela lei.

Do G1