Bloqueio do Bolsa Família 2024: saiba o que fazer para não perder o benefício
Confira o tempo médio para receber resposta se foi aprovado no Bolsa Família. – MDAS/Divulgação

Do JC Online

Com o pagamento do Calendário Bolsa Família Janeiro de 2024 se aproximando, é preciso ter cuidado com o seu cadastro do Cadúnico.

Desde o dia 1º de janeiro, os beneficiários que apresentam inconsistências de dados no Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou CadÚnico (Cadastro Único), podem perder o Bolsa Família.

Caso estes problemas não sejam resolvidos em até seis meses, você pode ter o seu Bolsa Família bloqueado.

A seguir, confira mais informações sobre como evitar o bloqueio do Bolsa Família 2024.

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Bloqueio do Bolsa Família 2024

As famílias que podem ter o benefício bloqueado são aquelas que possuem:

  1. Irregularidades no cadastro, CPF ou CadÚnico podem bloquear Bolsa Família em 2024.
  2. Famílias notificadas sobre situação do CPF e instruções para regularização.
  3. Avisos enviados via extrato de pagamento e aplicativos Bolsa Família e Caixa Tem

Como consultar possível bloqueio do Bolsa Família?

Verifique pendências de CPF no CadÚnico através da Receita Federal e regularize, se necessário. Após a regularização, atualize o CadÚnico para garantir o benefício.

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Para consultar o CPF:

  • Acesse o site da Receita Federal e clique em “Consultar CPF“.
  • Insira o número do documento e a data de nascimento, em seguida, clique em “Consultar” para obter o comprovante de situação cadastral.
  • Em caso de pendências, clique em “Meu CPF”.
  • Selecione “Atualizar CPF” e, posteriormente, clique em “Regularizar CPF”.

Opções de regularização incluem e-mail da Receita Federal estadual, formulário online ou atendimento presencial.

Atualização do Cadastro Único

Para manter o seu cadastro do Bolsa Família em dia, é essencial a atualização do CadÚnico.

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Atualize o CadÚnico comparecendo ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) local.

Pela internet, usando o celular:

  1. Baixe e abra o aplicativo do Cadastro Único.
  2. Clique em “Entrar com gov.br” e faça login com CPF e senha.
  3. Selecione “Atualização cadastral por confirmação”.
  4. Adicione ou confirme informações.
  5. Toque em “Enviar cadastro”.

Verifique se todos os dados estão corretos para evitar bloqueio do benefício.