Depois da Bahia e de Serra Talhada, em Pernambuco, a região Nordeste ganhou a terceira Secretaria de Igualdade Racial da região criada na cidade pernambucana de Triunfo.

O projeto de Lei no. 20 do prefeito Luciano Souza (PR), que cria a Secretaria, foi aprovado nesta quinta-feira, 3, na Câmara Municipal, por 4 votos a favor e 3 contra. (3 vereadores faltaram e o presidente não precisou votar).

A presença de afrodescendentes em Triunfo é marcante e tem sua expressão máxima nas comunidade quilombolas do sítio Águas Claras e do Livramento, na zona rural do município. São 90 famílias que vivem em duas vilas com o trabalho da agricultura familiar, mas somente a comunidade de Águas Claras é certificada pela Fundação Cultural Palmares de um total de 46 em todo sertão.

“Essas comunidades representam a história de resistência à escravidão e retratam a importância dos afrodescentes na formação do nosso município e do nosso Estado” destacou o prefeito de Triunfo.

De acordo com a Comissão de Articulação Estadual das Comunidades Quilombolas de Pernambuco, criada em 2003, existem cerca de 120 comunidades quilombolas em Pernambuco, cerca de 80 delas, ficam no sertão pernambucano.

Com a criação da Secretaria, o prefeito de Triunfo quer ampliar as políticas públicas voltadas para a promoção da cidadania e defesa dos direitos desse seguimento da população municipal. Entre as ações estão a valorização das manifestações culturais como o grupo Coco do Livramento, investimentos em saúde, infraestrutura e produção agrícola.