20151230105755795870a(Do Diario de Pernambuco)
La Paz – O governo boliviano anunciou que vai militarizar a localidade de San Matías, no leste do país e na fronteira com o Brasil, palco de uma escalada de violência nos últimos meses – informou o ministro da Defesa, Reymi Ferreira, nesta terça-feira. A onda de violência estaria ligada a acertos de contas do narcotráfico. “O presidente autorizou as Forças Armadas a (realizar) a militarização de San Matías em apoio à Polícia Nacional”, declarou o ministro à imprensa.
Ao todo, 200 militares vão reforçar a segurança em San Matías, então nas mãos de um grupo de cinco policiais, como havia reconhecido o ministro de Governo (Interior), Carlos Romero. “O efetivo militar estará subordinado à ação da Polícia, que é a que tem competência. Nós intervimos como reforço, por ser uma zona fronteiriça e uma zona muito perigosa por contrabando, narcotráfico, tráfico de mulheres e contrabando de madeira, que foi ocorrendo na área”, detalhou o ministro da Defesa.
Nos últimos meses, registrou-se uma série de assassinatos em San Matías. O último deles aconteceu na semana passada, com o assassinato de uma funcionária do Escritório de Migração, quando celebrava o Natal em casa. O ministro Ferreira disse que a medida terá caráter temporário. Tanto o representante da Defensoria Pública em Santa Cruz (leste), quanto parlamentares da oposição pediram o reforço da presença policial e até mesmo militar nessa região.