Parcelas retroativas do Bolsa Família – Foto: Adao / Shutterstock.com
Por Seu Crédito Digital
O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS) confirmou recentemente o pagamento das parcelas retroativas do Bolsa Família. Tal dinheiro destina-se àqueles que tiveram o benefício desbloqueado neste mês de janeiro.
Portanto, vale mencionar que a quantia será depositada na conta digital do titular do benefício. Ela pode ser acessada através do aplicativo Caixa Tem (disponível para Android e iOS).
Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão (clique aqui)
Bolsa Família atrasado: quem tem direito às parcelas?
As parcelas retroativas destinam-se aos segurados do Bolsa Família que tiveram os seus benefícios bloqueados em meses anteriores. Lembrando que isso aconteceu por conta da Averiguação Cadastral e era preciso atualização do cadastro.
Logo após essa atualização, as famílias beneficiárias têm o direito de receber todas as parcelas atrasadas de maneira acumulada. Assim, a quantia total cai diretamente na conta digital da Caixa.
Como sacar as parcelas retroativas do programa?
As parcelas retroativas do programa ficam liberadas para uso através do aplicativo como meio de pagamento para diversas transações financeiras. Contudo, para aqueles que preferem sacar as parcelas, existem opções disponíveis.
Para isso, basta dirigir-se a um ponto de atendimento da Caixa Econômica Federal na data oficial de saque do seu benefício. Assim, portando um documento de identificação com foto, o titular pode realizar o saque no caixa, usando o cartão do Bolsa Família, o cartão do Auxílio Brasil ou o Cartão Cidadão.
Ademais, outra maneira de sacar as parcelas retroativas é usando o aplicativo do Caixa Tem. De maneira simples e rápida, é possível gerar um código de saque e retirar o dinheiro em qualquer caixa eletrônico da CEF.
Calendário do Bolsa Família de janeiro
A saber, os pagamentos do Bolsa Família programados para janeiro já estão confirmados para acontecer nesta semana. Seguindo a política da Caixa, o pagamento do programa deve ser feito nos últimos dez dias úteis do mês, respeitando um escalonamento de datas de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do beneficiário. Confira o calendário:
- Final do NIS 1: 18 de janeiro;
- Final do NIS 2: 19 de janeiro;
- Final do NIS 3: 22 de janeiro (antecipação para sábado, dia 20);
- Final do NIS 4: 23 de janeiro;
- Final do NIS 5: 24 de janeiro;
- Final do NIS 6: 25 de janeiro;
- Final do NIS 7: 26 de janeiro;
- Final do NIS 8: 29 de janeiro (antecipação para sábado, dia 27);
- Final do NIS 9: 30 de janeiro;
- Final do NIS 0: 31 de janeiro.