Do Diario de Pernambuco

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou a agenda sem compromissos oficias no feriado de Corpus Christi para andar de moto e visitar uma igreja em Formosa (GO). Durante a missa da qual participou, o mandatário fez uso de máscara e tirou fotos com apoiadores, gerando aglomeração. Em seguida, fez um passeio nos arredores do Salto do Itiquira e retornou para o Palácio da Alvorada por volta das 12h40.

Em pronunciamento em cadeia nacional na noite de ontem (3) em meio a panelaço nacional, o presidente prometeu que “neste ano, todos os brasileiros, que assim o desejarem, serão vacinados”. Declaração é semelhante à realizada em março, quando garantiu que o país terá mais de 500 milhões de doses de vacinas contra o novo coronavírus até o fim de 2021. Hoje, apenas 10% da população brasileira receberam duas doses de imunizantes contra a Covid-19. Mais de 467 mil pessoas foram vitimadas fatalmente pelo vírus no país.
No último dia 1, o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu o prazo de cinco dias para Bolsonaro explicar por que circula em público sem usar máscaras, gerando aglomerações em meio à pandemia. O magistrado é o relator de uma ação do PSB que acusa o chefe do Executivo de descumprir medidas sanitárias. Na ação levada ao Supremo, o PSB pede que seja determinado ao presidente que não circule sem a proteção facial, sob pena de multa.