Do UOL

Embora a agenda do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não apresentasse compromissos oficiais para o dia, a tarde do mandatário foi movimentada. Após voltar atrás na decisão de organizar um churrasco no Palácio do Alvorada —que ele disse hoje ser “fake”—, Bolsonaro foi visto passeando de jet ski no lago Paranoá.

No mesmo dia, o país ultrapassou os 10 mil mortos pelo novo coronavírus, com total de 155.939 casos confirmados desde o início da pandemia. Representando os outros dois Poderes, o Congresso Nacional e o STF (Supremo Tribunal Federal) decretaram três dias oficiais de luto em respeito às vítimas da covid-19.

Os presidentes da Câmara e do Senado, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), em nota conjunta, afirmaram que o Parlamento não estava “indiferente” ao momento de pesar da nação. Já o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, também por meio de nota, pregou a união entre os Poderes e pediu ações coordenadas no combate à doença.

Sem manifestações oficiais a respeito do aumento de casos e mortes pela covid-19, Bolsonaro teve o passeio da tarde registrado pelo portal “Metrópoles”. Procurada pelo UOL, a assessoria de imprensa da Presidência da República afirmou que a “a agenda do presidente é pessoal” e que não forneceria detalhes.

No vídeo apresentado pelo veículo, Bolsonaro aparece em um jet ski azul e posa para fotos ao lado de apoiadores. Ao grupo, segundo vídeo mostrado pelo Jornal Nacional, o presidente chamou de “neurose” a forma como a situação vivida pelo país tem sido noticiada: “É uma neurose. 70% vai pegar o vírus. Não tem como. Loucura”, disse.