Do Diario de Pernambuco 

Presidente Jair Bolsonaro discursou em tom ameno nesta quarta-feira (16) durante cerimônia do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19, no Palácio do Planalto, que ainda não possui data específica para ser aplicado. Após colocar em dúvida a eficácia e a segurança de imunizantes e exigir a assinatura de um termo de responsabilidade para quem as tomasse, o mandatário afirmou que está ‘irmanado’ com governadores e que o Plano lançado hoje, no qual está incluso a CoronaVac, é a melhor alternativa contra a pandemia.
“Nós todos, irmanados, estamos na iminência de apresentar uma alternativa concreta para nos livrarmos desse mal que é o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19”, apontou. Bolsonaro destacou ainda que o Brasil está perto de ‘vislumbrar a bonança’ e que a doença está próxima ao fim. Na ocasião, o governo destacou que todas as vacinas farão parte do plano.
“Obviamente, momentos difíceis todos nós vivemos, mas depois da tempestade, a bonança, é isso que vislumbro no horizonte do Brasil. São 27 governadores com um só propósito, o bem comum, a volta à normalidade. Muitas pessoas trabalharam nesse objetivo. A grande maioria anônimas, mas foram essenciais para chegarmos a esse dia”, apontou.
Segundo o presidente, que vem tecendo críticas às medidas adotadas pelos governadores e minimizando os casos da doença, se houve “extrapolações ou exageros”, foi no intuito de encontrar uma solução para o problema da pandemia que assola o mundo. O presidente agradeceu ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e a parlamentares pelo empenho.
“Rendo minhas homenagens aqui ao nosso ministro Pazuello que capitaneou essa liderança. Dizer a todos brasileiros, todos aqui têm responsabilidade. Também senhores de deputados e senadores que nos ajudaram e muito nos momentos que precisávamos de uma urgência para votar projetos para socorrer Estados e municípios na busca de solução para esse problema. Vocês foram excepcionais no trato dessa questão”.
Bolsonaro defendeu que a decisão sobre qual vacina será aplicada nos brasileiros está nas mãos da Anvisa. “Estamos tratando de vidas. Temos a Anvisa, que sempre foi referência para todos nós e continua tendo uma participação fundamental na decisão de qual vacina deve ser dada de forma gratuita e voluntária para todos os brasileiros, e eu rendo aqui também minha homenagem ao presidente da Anvisa, Antonio Barra, pessoa competente e dedicada que não mede esforço para buscar solução para tudo isso”.
Por fim, o mandatário apelou a Deus e voltou a afirmar que a “solução está por vir”. “Peço a Deus que estejamos certos. A solução está por vir e aguardamos, sim, o desfecho de outras ações como já tivemos aqui patrocinadas pela equipe econômica através do nosso ministro Guedes, que nos próximos dias, que ainda nesta semana, R$ 20 bilhões para compramos a vacina daquela empresa que se encaixar nos critérios de segurança e efetividade da nossa Anvisa. A todos os brasileiros nesse momento de entendimento e de paz é que cumprimento a todos. Se Deus quiser, brevemente estaremos na normalidade, muito obrigado a todos”, concluiu.