Da Revista Forum

Menos de 24 horas depois da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinar a interrupção do estudo clínico da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac, Jair Bolsonaro foi às redes e listou entre os tratamentos que o governo está buscando para o coronavírus o investimento “em 15 protocolos de vacinas nacionais e uma delas já está em fase de testes clínicos com humanos”, sem detalhar qual seria o medicamento.

Em uma sequência de tuítes, Bolsonaro ainda citou a Nitazoxanida, vermífugo que foi apresentado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação como “eficaz” para redução da carga viral na fase precoce da Covid-19.

Veja também:   Planalto tem dificuldade para achar substituto de Weintraub

Na apresentação da pesquisa com a Nitazoxanida, classificada como “peça de propaganda populista” pela revista científica Science Magazine, o ministro Marcos Pontes usou um gráfico do banco de imagens Shutterstock para mostrar a evolução do tratamento com a doença.

“Baseado nas diretrizes da Redevirus, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o @mctic: 1. Buscou entre 2000 medicamentos e encontrou a Nitazoxanida como remédio de reposição, cientificamente demonstrado no tratamento precoce da covid que reduz a carga viral”, tuitou Bolsonaro, destacando a pesquisa sobre o vermífugo.