Da Revista Fórum

Foto: EVARISTO SA / AFP)

O presidente do discurso da pólvora contra Biden tenta agora a reconciliação com o empossado presidente dos Estados Unidos. Jair Bolsonaro enviou carta a Joe Biden afirmando que Brasil e Estados Unidos são duas grandes democracias e interessa aos dois contribuir para uma ordem internacional centrada na defesa dos direitos e liberdades fundamentais.

Na carta, Bolsonaro tenta até se diferenciar do guru Donald Trump, destacando a continuidade do Brasil no Acordo de Paris e fala em parceria com os norte-americanos em prol do desenvolvimento sustentável e da proteção do meio ambiente, em especial a Amazônia, pautas apontadas como prioritárias já nos primeiros decretos assinados pelo novo presidente estadunidense.

Veja também:   Márcia entrega 1ª etapa do mercado público nesta 2ª

Com a relação diplomática estremecida com a China, Bolsonaro sinaliza que prefere tentar fazer as pazes com os Estados Unidos para tirar o Brasil do isolamento colocado nos últimos meses em função das posturas e políticas em relação ao meio ambiente e pandemia do coronavírus. E o futuro do ministro das relações exteriores, Ernesto Araújo, está em xeque. Ele que declarou o Brasil como párea da política trumpista se tornou persona non grata na diplomacia para a nova administração estadunidense.