taiPelo menos dez estrangeiros ficaram feridos durante uma série de atentados entre quinta (11) e sexta-feira (12) em várias localidades turísticas da Tailândia. Ao menos quatro tailandeses morreram. Pelo menos 12 bombas foram detonadas à distância em cinco cidades. Nenhum grupo reivindicou a autoria dos ataques.

Entre os estrangeiros feridos estão quatro alemães, três holandeses, dois italianos e um austríaco. Eles foram feridos durante a explosão, na noite de quinta, de uma bomba na área turística de Hua Hin, a 150 km ao sudoeste de Bangcoc. Alguns deles estão sendo tratados por ferimentos graves nos hospitais da região, afirmam policiais.

Um porta-voz da polícia de Hua Hin confirmou que está sendo investigada se existe ligação entre os atentados e os movimentos de insurgência muçulmana que atuam no sul do país. “As bombas, detonadas a distância com um telefone celular, são do mesmo tipo das que utilizam os insurgentes no sul da Tailândia”, disse o oficial.

O chefe da Polícia Nacional da Tailândia tratou de dissociar os ataques com o terrorismo e os atribuiu as ações como “sabotagem interna”.

Leia mais no G1 Mundo