Imagem Ilustrativa

Publicado às 14h25 desta quarta (18)

O Corpo de Bombeiros sediado em Serra Talhada está preocupado com o avanço de mortes por afogamento na cidade e também na região.

Falando ao programa Frequência Democrática, na rádio Vilabela FM, o capitão Vanbério fez recomendações e alertas aos serra-talhadenses que estão pretendendo se divertir tomando banhos em açudes, barreiros e riachos na região.

Dentre os alertas, um dos principais é evitar bebida alcoólica.

Até o momento, os Bombeiros contabilizaram cinco mortes por afogamento em sua circunscrição, sendo três deles só em Serra Talhada nas últimas semanas.

“Em Serra durante esse período de chuvas tivemos três ocorrências com óbito, uma Jazigo, outra no Vila Bela em um riacho que existe por lá e outra em Bernardo Vieira”, elencou o oficial.

O capitão revelou ainda que na última segunda-feira (16), por pouco o grupamento não contabilizou outra morte, dessa vez, nas águas do Rio Pajeú que passam no sítio Pitombas.

“Lá no sítio Pitombas houve um princípio de afogamento, mas populares conseguiram tirar a vítima a tempo”, comentou.

BEBIDA, CERCAS E CACIMBAS

Dentre os cuidados elencados, o capitão Vanbério lembrou que no período de estiagem, muita gente abriu barreiros e cacimbas que agora estão encobertos. Fora isso, muitos banhistas estão levando bebida alcoólica para diversão.

O capitão alerta ainda que muitas cercas foram colocadas dentro dos mananciais durante o período de estiagem, o que pode também provocar afogamentos.

“Hoje a maior parte de afogamentos se dá por ingestão de bebida alcoólica e muitos acreditam também que têm boa capacidade natatória, mas não conhecem o ambiente. Devido a estiagem muitos rios estão com poços e cacimbas perfurados e cercas que agora o rio encobriu, a pessoa não conhece o ambiente e acaba afundando. Somado a isso tem a questão da água turva e entra a questão da bebida”, avisou.

Além de Serra, o Corpo de Bombeiros já registrou mortes por afogamento também em São José do Egito e Ingazeira.