A biblioteca digital instalada na Casa da Cidadania no bairro da Borborema, em Serra Talhada, já provoca melhoras no desempenho de crianças em sala de aula e até mesmo nas aulas de educação física, afirma a coordenadora do espaço, Graça Silva.

O FAROL visitou o local para conferir como ‘anda’ o’ projeto, após dois meses de criação no bairro. A iniciativa disponibilizou e-books ao público, através deles é possível ‘baixar’ livros selecionando a leitura que quiser.

“Gosto mais de ler no computador porque não precisa ficar passando às páginas”, declarou Carlos Daniel, de 9 anos, estudante da 3ª Série da escola Irnero Ignácio. Ele se orgulha de ter lido todo o livro sobre a história de Aladim e a Lâmpada Maravilhosa. Além de e-books, crianças e adolescentes recebem aulas com noções de informática durante três meses, duas vezes por semana. “As aulas ajudaram no manuseio dos e-books”, comemorou Graça Silva.

Já o monitor de Educação Física, Francisco Souza, disse que o avanço digital está até ajudando os alunos nas aulas de exercícios. “Pode acreditar. O computador está ajudando o desempenho físico deles”, garante. Ele trabalha com 125 alunos numa escolinha de futebol. Todo o trabalho realizado na Casa da  Cidadania, acontece após a criança frequentar a escola.

Sobrevivência Cidadã

A Casa da Cidadania tem uma despesa/mês em torno de R$ 3 mil. Além do pagamento do aluguel do espaço (R$350), o espaço serve três refeições diárias a 328 crianças e adolescentes. “Temos ajuda do comércio, escolas e da prefeitura. Além de outros parceiros. É um trabalho cansativo mas que nos dá muito prazer”, revelou a coordenadora.

A Casa da Cidadania está aberta a doações de qualquer pessoa, independente da filiação política/ideológica. A biblioteca digital, por exemplo, partiu do deputado Sebastião Oliveira (PR) mas a prefeitura de Serra Talhada vem dando uma importante contribuição na manutenção do espaço.