Da Revista Fórum

De acordo com dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que registrou o maior aumento no número de novos casos de coronavírus entre os cinco países mais atingidos.

Segundo relatório da OMS, o Brasil teve uma expansão de 21% de novos infectados por coronavírus na última semana. Ao mesmo tempo, houve uma queda no mundo de 6%. A tendência de queda, segundo a OMS, se deu por conta de medidas de confinamento.

Entre os dias 10 e 17 de janeiro foram registrados 4,7 milhões de novos casos no mundo. Todavia, se o número de infecção é menor do que da semana anterior, o número de mortes atingiu inéditos 93 mil em uma semana, um aumento de 9% em relação à semana anterior.

A OMS também revelou que, neste momento, há 93 milhões de casos e mais de 2 milhões de mortes.

Por conta dos novos lockdown, a Europa registrou uma queda de 15% nas infecções por coronavírus, ao mesmo tempo, as mortes continuam a aumentar. Para a OMS, o número de mortes hoje é resultado do cenário de contaminações das duas semanas anteriores, ou seja, entre o Natal e o réveillon.

O Sudeste Asiático registrou uma queda de 2% de novos casos. Já os Estados Unidos registraram uma queda de 11% na comparação com a semana anterior; ainda assim, o país teve, na última semana 1,5 milhão de novos casos.

Por sua vez, o Brasil segue na tendência contrária: registrou, na última semana, 379 mil casos, um aumento de 21%. Além disso, o Brasil é o país com o maior salto entre os locais mais atingidos pelo vírus.

O relatório da OMS informa que o Brasil superou, mais uma vez, o Reino Unido no registro de novos casos. Para a organização, as medidas rígidas de restrição de locomoção é que foram responsáveis pela queda de 19% de novos casos no Reino Unido.

Por fim, o Brasil registrou um aumento de 12% em óbitos em comparação com a semana anterior: 6,7 mil pessoas morreram vítimas da Covid-19. A atual taxa de expansão do vírus no Brasil é similar ao que foi registrado nos EUA, onde foi registrado 23 mil novas mortes na semana passada.