Em pronunciamento em cadeia nacional para responder à onda de protestos que ocorre em todo o Brasil, a presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou que tomará medidas efetivas para atender às reivindicações.

Dilma garantiu irá convocar governadores e prefeitos para juntos tratarem da elaboração de um plano nacional de mobilidade urbana; a destinação de 100% dos royalties do petróleo para a educação; e para trazer médicos do exterior para ampliar o atendimento do SUS.

A presidente também afirmou que, como medida de combate à corrupção – uma das principais reivindicações dos manifestantes – irá ampliar a lei de acesso à informação para “todos os poderes da República e instâncias federativas”. Em esclarecimento aos gastos com a Copa do Mundo de 2014, Dilma frisou que o dinheiro para os investimentos não foi retirado do orçamento federal. Ela disse que foram feitos financiamentos que serão pagos pelas concessionárias que vão administrar os estádios.

Dilma também fez um apelo para que os brasileiros recebam bem os estrangeiros durante os jogos do mundial. Ela destacou que o Brasil sempre foi bem recebido em outras competições e que devemos “dar a mesma acolhida generosa que recebemos deles” e pediu para que eles sejam tratados com “respeito, carinho e alegria”. Por fim, a presidente reforçou que está ouvindo as motes democráticas que pedem mudança, mas que não vai “transigir com a violência e a arruaça”.

Do Blog do Magno