Durante o protesto desta terça-feira (18) pela redução das tarifas de ônibus e metrô na Praça da Sé, houve confusão entre manifestantes que estavam carregando bandeiras de partidos e aqueles contrários à “partidarização” do ato. Duas pessoas com bandeira do PCR (Partido Comunista Revolucionário), foram vaiadas por cerca de cinquenta pessoas e alguns manifestantes tentaram tirar a bandeira de suas mãos.

Os participantes do evento contrários ao uso de bandeiras de partido gritavam “bandeira, aqui, só do Brasil!”.  André Fernandes, 31, que carregava a bandeira, disse que está desde 2004 acompanhando o Movimento Passe Livre.  “Isso nunca tinha acontecido em nenhuma manifestação, é lamentável”, diz.

Carolina Maria, 31, que estava com ele, também se disse revoltada com a reação dos outros manifestantes. “Sou trabalhadora, sou pobre, não sou playboy”, disse aos manifestantes que a vaiavam.

ACUADOS

Em outras épocas, partidos politicos como o PT, PcdoB, PCB, entre outros, eram os primeiro a levantar suas bandeiras nas ruas. As manifestações mudaram o curso da história. A única bandeira permitida é a do Brasil- o gigante adormecido- Os partidos acima citados tornaram-se correia de transmissão do poder. Surgido das massas, foram transformados em castas políticas que vivem apenas do cíclico jogo eleitoral.

Farol com a Folha de São Paulo