Da ISTOÉ

Foto: NEXU Science Communication/via REUTERS

Um homem de 68 anos, portador de doença pulmonar obstrutiva crônica e hipertensão arterial, se tornou a primeira morte no país pela variante Ômicron da Covid-19 comprovada por sequenciamento genômico, informou a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (GO), nesta quinta-feira.

Segundo comunicado da secretaria, o paciente estava internado em uma unidade hospitalar e havia tido contato com uma pessoa já confirmada com infecção pela variante. Ele havia sido vacinado com três doses de vacina.

Veja também:   Homem é preso por furtar para sustentar vício

A cidade disse que a confirmação da morte ocorreu exatamente após dez dias em que foi declarada a transmissão comunitária da Ômicron na localidade, que possui um programa municipal de sequenciamento genômico.

Até o momento, segundo a secretaria, 2.386 sequenciamentos foram realizados na cidade, que já confirmou 55 casos de Ômicron. A prevalência da variante em Aparecida de Goiânia alcançou a casa dos 93,5%, acrescentou o órgão.

A explosão de casos da variante Ômicron tem levado o mundo a bater recentemente recordes diários de infecção por Covid. No Brasil, no entanto, uma escassez de testes e um apagão de dados nos sistemas do Ministério da Saúde têm deixado o país no escuro para lidar com a Ômicron.

Veja também:   Correria, fogo e ameaça de explosão em escola de ST