dsc_0115

Fotos: Farol de Notícias / Giovanni Filho – cedidas por Leonardo Meireles

Muito fôlego, disposição e um sonho na cabeça. Com a meta de entrar para o livro dos recordes, o brasiliense Leonardo César Osório Meirelles, de 51 anos, vai percorrer de caiaque, a pé e bicicleta mais de 5 mil km até a Ponta do Seixas, em João Pessoa, na Paraíba, num trajeto de Oeste/Leste. Meses atrás ele saiu do Marco 76, na divisa entre Brasil e Peru, e agora no meio do percurso, parou em Serra Talhada para um devido descanso, faltando 450 km para a grande chegada.

Leonardo, que concedeu entrevista ao FAROL nesta segunda-feira (10), já realizou um feito ainda maior atravessando o país de Norte a Sul, caminhando, remando e pedalando por cerca 6.181 km. Todo o percurso está registrado em um livro produzido pelo viajante, intitulado “Do Monte Camburaí ao Arroio Chuí – 100% de força humana”.

Em conversa com o FAROL, Leonardo garantiu que o seu feito é inédito. Nas viagens, ele conta com um carro de apoio que leva todos os seus equipamentos. O veículo também é onde acampa, cozinha e se protege do frio e assaltos. A expedição do Oeste ao Leste do país o levará até João Pessoa, onde está sendo aguardado com grande expectativa.

A aventura de Leonado já foi pauta do televisivo Fantástico, da Globo. Com um vasto registro fotográfico e vídeos, ele pretende ainda produzir um mega documentário sobre as suas andanças Brasil a fora, onde teve a oportunidade de presenciar grandes paisagens e aventuras.

“Saí de Brasília dia 14 de junho e cheguei no ponto do extremo oeste, sai dele no dia 2 de julho e de lá para cá venho fazendo à força humana o trajeto, só na Floresta Amazônica foram 22 Km de caminhada, de caiaque 231 Km e o resto foi de bicicleta. Já completei aqui em Serra Talhada 5.360 Km. Estou indo para o ponto extremo leste, na praia do Seixas. Quero ser o primeiro homem do mundo a atravessar do ponto extremo oeste ao leste”, explicou.

leonardo-viajante-1

A MOTIVAÇÃO

Leonardo revelou que a motivação para começar suas viagens vem de um sentimento patriótico de amor ao Brasil e aos povos que aqui vivem. Durante a entrevista, ele enfatizou a amizade que fez com pessoas e os bichos que, segundo ele, morrem com frequência vítimas de atropelamentos nas rodovias. Em seu livro registrou imagens dos encontros com animais exóticos e selvagens.

“Essa semana que vem vai ser homologado o meu recorde, porque demora um tempo para eles analisarem as provas. Nessa norte e sul eu estava competindo com dois estrangeiros, um americano do Discovery Channel e com um inglês do National Geographic e consegui passar eles”.

Durante as viagens Meirelles revelou que passou por dificuldades, inclusive, com a falta de patrocínio de empresários e órgãos públicos. Nem mesmo 16 gripes e três crises de sinusite o fizeram desistir do sonho, a recompensa vem com o reconhecimento de motociclistas e curiosos que o encontram na estrada.

“Eu comecei porque vi dois gringos querendo fazer isso no nosso país e eu achei um abuso, parece que nós aqui não temos pessoas capazes para isso. Aqui recebemos muita influência dos estrangeiros e eu me senti desafiado. Então, eu resolvi encarar esse desafio com eles e provar para o mundo que nós podemos. Se Deus quiser dia 17 desse mês eu termino esse trajeto”, finalizou. Os recordes de Leonardo tramitam no Ranking Brasil e estão em fase de homologação.

Além do diário de viagem, Leonardo também registrou suas experiências de viagem em poema:

Meu caminho está traçado a cada manhã.
Eu procuro saber quem eu sou.
Meu destino encontra-se no amanhã.
É pra frente que sempre vou.

A saudade percorre o meu pensamento.
O apoio das pessoas me fortalece.
Preciso vencer qualquer sofrimento.
A vontade de concluir é a que permanece.

Ao vencer os obstáculos me torno cada vez mais forte.
Todo sacrifício tem que valer a pena.
Levo minha santinha que me protege e me dá sorte.
Depois a consagração entrará em cena.

dsc_0117dsc_0108leonardo-viajante-2 leonardo-viajante-3