Publicado às 04h43 desta quinta-feira (31) – Atualizada às 15h20

Diante de tantas violências contra o meio ambiente, os debates sobre consumo consciente, sustentabilidade e eco fashion estão em alta no mundo da moda. Em Serra Talhada, essa discussão chega com a criação do Blackchó, um brechó que reúne itens de vestuário que estão acumulados pelos guarda-roupas da cidade para a venda e geração de fundos para doações a ações sociais.

A iniciativa do Coletivo Fuáh – movimento de mulheres negras de Serra Talhada – não visa fins lucrativos, por tanto suas peças terão preços de fácil acesso a toda a população, a partir de R$ 3 até R$ 30.

Os primeiros encontros do Blackchó serão nesse fim de semana, sábado (2) na Concha Acústica, a partir das 21h; e domingo (3), na Praça do Ipsep, a partir das 17h.

“Cada peça de roupa que compramos em qualquer loja da cidade traz consigo a ligação com a produção em massa da indústria têxtil, que gera milhares de toneladas de resíduos poluentes por ano. Segundo o site Etiqueta Única, em 2015 o consumo das fábricas de tecidos chegou a cerca de 73 milhões de toneladas de lixo descartado na nossa natureza. São números consideráveis e a nossa atitude diante das nossas compras podem refletir um ato contra esse sistema de consumo e poluição desenfreada”, comentou Manu Silva, repórter do Farol e uma das incentivadoras da atividade, completando:

“Vamos criar um espaço de diálogo, encontros, troca de saberes e vivências. Teremos a venda de comidas e doces também no intuito de arrecadar fundos para projetos sociais que o Fuáh quer contribuir, estamos chegando ao fim de ano e há muitas famílias que precisam de acolhimento, um carinho e uma palavra amiga. O Fuáh se prepara para reestruturar suas ações e fazer movimento de uma forma diferente”.

Realizado em várias mãos, o Coletivo Fuáh conta com a parceria e apoio de algumas empresas que abraçaram a causa, tais como Lojas Cláudia Plus Size, Lojas Cláudia Preço Único, Dra. Thamires Santana, Luana Russana Makeup, Sobrancelhas AG, May Brigadeiros, Pizza no Cone e outras mulheres que se juntaram a ação. Para mais informações os interessados podem entrar em contato pelo telefone (87) 99988-6756 ou pelo Instagram @coletivofuah.