Foto: Arquivo Farol
Nesta sexta-feira (16), moradores da comunidade Cachoeira II, em Serra Talhada, denunciaram as más condições de um abrigo temporário de animais, localizado na antiga escola da comunidade. Segundo a dona de casa, Leidjane Romão, 40 anos, muitos cachorros com sarna e carrapatos são colocados no abrigo e depois são soltos na rua.
“Os cachorros estão vivendo do lado de fora, cheios de feridas e carrapatos. Eles acabam entrando dentro de nossas casas, entrando dentro de nossos quartos, sobem em cima dos sofás. A maioria dos cachorros ficam soltos nas portas da gente e os que estão lá dentro é morrendo de fome, é gritando, ninguém consegue nem dormir direito. Eles não deixam ninguém entrar, o portão é fechado direto. Além disso, eles enchem sacos de fezes dos cachorros e jogam na porta, do lado fora. É o povo passando e pisando em cima. Eu tentei filmar por dentro, mas não deixam entrar”.
O Farol entrou em contato com o responsável pelo Centro de Zoonoses, o médico veterinário Jackson Carvalho, que esclareceu sobre a responsabilidade do abrigo, pois o mesmo está localizado em um prédio da Prefeitura Municipal de Serra Talhada.
“O município cedeu o prédio da escola para responsabilidade das ongs, para servir de abrigo temporário enquanto os animais aguardam para serem castrados e levados para Caiçarinha da Penha, para o projeto “Cidade dos Animais”. Quem está responsável por esse local é a senhora Marly Caiçara. O Zoonoses não tem nenhuma responsabilidade com o local. Até onde sei, e falei com a responsável pelo local, lá os cães não tem como sair e são todos sadios, que estão temporariamente a espera de castração. Mesmo assim, o Zoonoses vai averiguar a situação”. Afirmou, o médico veterinário.
OUTRO LADO
Ao Farol, a advogada e presidente da Comissão de Direitos dos Animais na OAB, Marly Regalado, apontada como responsável do abrigo; diz que as denúncias não procedem e que a situação é totalmente diferente do que foi apontado pela moradora.
“As denúncias são totalmente improcedentes, no entanto, é muito importante que aproveitemos este momento para esclarecer sobre a situação dos animais de rua do Município de Serra Talhada! Estou agora em reunião e gostaria de falar com calma sobre esse assunto, pois acho importantíssimo que muitos pontos sejam esclarecidos. Entendo a preocupação de quem encaminhou essa denúncia, mas é justamente o contrário: nós estamos tirando os animais das ruas e levando para abrigos na zona rural, etc”, pontuou.
7 comentários em Cachorros fogem de abrigo e invadem casas em ST