Publicado às 18h47 desta quinta-feira (28)
Um caso de maus tratos a amimais chocou e revoltou os moradores de Triunfo e Santa Cruz da Baixa Verde, Sertão do Pajeú, na tarde dessa quarta-feira (27). Dois homens amarraram dois cães no engate de um veículo com uma corda e arrastaram em alta velocidade próximo ao SESC deixando-os com varias escoriações.
Três jovens que passavam no local se revoltaram ao se depararem com a situação e após reclamarem pelos maus tratos conseguiram que os criminosos soltassem os cachorros. Ambos foram levados para o Grupo de Apoio aos Animais das Ruas de Triunfo GAART, receberam os cuidados do veterinário do grupo e estão bem.
Revoltado com tamanha crueldade, o GAART emitiu uma nota de repúdio em seu perfil do Instagram @gaart.triunfo condenando qualquer prática de maus tratos aos animais e reforçando que tal prática é crime passível de multa e reclusão.
A reportagem do Farol de Notícias entrou em contato com o GAART e apurou através da voluntária Bianca Quinto, 27 anos que, um dos envolvidos no crime é o proprietário dos cães e ele havia lhe ligado para tentar recuperar os animais. Insatisfeito com os argumentos da voluntária, também entrou em contato com a advogada do grupo de apoio que acolheu os cães.
”O dono dos cachorros me ligou ontem a noite querendo saber como fazia para recuperar os animais. Ele alegou que não teve intenção de mal tratá-los, disse que eles haviam fugido de casa e ele tinha ido pegá-los, disse que não tinha visto que eles tinham caído e estavam se machucando. Mas é mentira, as três meninas viram, ele estava em alta velocidade e se fosse verdade ele não tinha liberado os cachorros e ido embora quando as meninas reclamaram. Depois que ligou para mim, ele também ligou para a advogada do GAART contando a mesma história, querendo os cachorros de volta.”
NOTA DE REPÚDIO DA GAART
”Hoje (27/01), por volta das 17h30, homens amarraram 2 cães a um carro e os arrastaram (em alta velocidade) na estrada de acesso ao SESC. Um dos homens já foi identificado e as autoridades competentes já estão cientes para a tomada das devidas medidas legais. Os cães foram resgatados pelo GAART e avaliados por um veterinário e felizmente permanecem estáveis apenas com leves escoriações.
Nós que fazemos o GAART condenamos todo e qualquer tipo de maus tratos aos animais e aguardamos a ação dos órgãos competentes para que este crime não saia impune. Atualmente, o crime de maus-tratos a animais consta no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais nº 9.605 e a pena é de dois a cinco anos de reclusão, além de multa.”
POLÍCIA ENCONTRA VEÍCULO
Na manhã desta quinta-feira (28), o Farol recebeu o boletim de ocorrência do inquérito do caso informando que a Polícia Militar encontrou um veículo VW Fox abandonado nas proximidades do Posto São Sebastião as margens da PE – 378 e constataram que se trata do mesmo veículo usado durante os maus tratos aos dois cães.
Segundo o boletim, a PM entrou em contato com o envolvido 01 via telefone e ele confirmou que tal fato ocorreu com ele , que se apresentaria na Delegacia de Polícia local acompanhado de um advogado no dia seguinte, que era o proprietário do veículo e que o envolvido 02 é seu filho. Ainda disse que mandaria seu primo para retirada do veículo na DPC de Triunfo – PE, para evitar a algum tipo de dano ao veículo devido a repercussão do vídeo, onde compareceu.
No veículo foi encontrada uma peça de corda com aproximadamente 10 metros e visíveis marcas de sangue, que o envolvido 02 relatou ao policiamento que a corda teria sido usada para amarrar os animais e 01 ( um ) facão com cabo de madeira com aproximadamente 40 cm. Diante dos fatos, a ocorrência foi entregue na DPC local para serem tomadas as devidas medidas.
DOAÇÕES
A GAART está precisando tanto de doações quanto de voluntários. Para saber mais informações pode entrar em contato através do direct do Instagram @gaart.triunfo ou ligar para o telefone (87) 9 9675-3562 e falar com a voluntária Bianca Quinto.
17 comentários em Cães são amarrados e arrastados entre Triunfo e STª Cruz