Caixa Econômica Federal libera novo saque do FGTS

Foto: Arquivo/ Farol de Notícias

Por PronaTEC

A Caixa Econômica Federal liberou um novo calendário referente ao Saque-Aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço(FGTS). AS liberações estão ocorrendo desde a última segunda-feira, 3.

O cronograma da vez beneficia os trabalhadores que fazem aniversário neste mês de julho e optaram pelo saque nesta modalidade.

FGTS: Caixa Econômica Federal libera novo saque

Em síntese, o Saque-Aniversário do FGTS é uma importante modalidade de saque para trabalhadores que atuam no regime de Consolidação das Leis do trabalho (CLT). Criada pela Caixa no ano de 2020, a ferramenta de acesso aos valores do Fundo de Garantia contempla os profissionais que não desejavam sacar seus saldos apenas em casos de demissões sem justa causa.

Veja também:   Romério continua com andanças em Serra Talhada

Com o Saque-Aniversário, os trabalhadores formalizados têm a opção de resgatar até 50% do saldo depositado em contas ativas e inativas do FGTS. Estes resgates podem ser feitos somente uma vez ao ano, próximos da data de aniversário do trabalhador. No entanto, a quantia a ser sacada dependerá da quantia que o cidadão tem poupado nestas contas do fundo.

Desde a última segunda-feira, 3, trabalhadores nascidos em julho já estão aptos a receberem o Saque-Aniversário. Quem ainda não é adepto desta modalidade de saque, pode solicitar participação até o final do mês. Ademais, quem é aniversariante nesse mês, pode sacar os valores até o dia 29 de setembro.

Veja também:   Sete capacetes azuis são assassinados

O que é preciso para receber o saque-aniversário?

A princípio, o saque-aniversário do FGTS pode ser resgatado por meio do aplicativo do FGTS. O procedimento, por sua vez, é bastante simples: basta fazer login com a conta vinculada à Caixa Econômica Federal e selecionar a opção “Saque aniversário”. É importante dizer, porém, que quem aderir a esta modalidade, não poderá sacar valores do fundo em caso de demissão por justa causa.

Modalidade de saque do FGTS está prestes a chegar ao fim

Embora seja uma importante modalidade para os trabalhadores que desejam sacar valores sem que haja uma demissão, o saque-aniversário não é bem visto pelo chefe do Ministério do Trabalho, Luiz Marinho. Por conta disso, a modalidade está a beira da extinção.

Veja também:   Secretaria de saúde lança programa 'Saúde Itinerante' nas ruas, praças e bairros

De acordo com o ministro, extinguir a modalidade do saque-aniversário poderá ajudar a preservar a poupança dos trabalhadores, que terão acesso aos valores em casos de demissão sem justa causa e em algumas outras ocasiões.

Ainda não possui o saque-aniversário habilitado?

Quem quiser aderir ao saque-aniversário terá de utilizar aplicativo do FGTS ou pelo site https://bityli.com/atplEz. Na página, é só clicar em “Meu FGTS” e, em seguida, acessar a aba “Saque-Aniversário”. Leia e concorde com os termos e condições e clique em “Aderir ao saque aniversário”.

Com base no seu atual saldo, o sistema da Caixa Econômica Federal ainda permite que o cidadão realize uma simulação de quanto irá receber pelo saque-aniversário.