Caixa libera novo saque do FGTS; veja tabela

Por Pronatec Pro

 

A Caixa Econômica Federal é a hoje em dia, a instituição financeira responsável por cuidar das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. O FGTS é um benefício garantido aos trabalhadores do nosso país.

E para esse mês de junho, a Caixa deve tornar disponível para os trabalhadores brasileiros, um novo saque referente ao FGTS. Sendo assim, se você possui uma conta do fundo de garantia, é melhor ficar atento! Dessa forma, confira mais detalhes a respeito do benefício no texto a seguir, e saiba se você também pode acessar o novo saque.

Confira quem tem direito ao fundo de garantia

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço é um benefício para trabalhadores brasileiros criado originalmente durante a década de 1960. Para quem não conhece a fundo o FGTS, esta é uma conta onde um trabalhador do país pode armazenar quantias em dinheiro. Sendo assim, por meio de uma conta do fundo de garantia um trabalhador pode ter um meio para se sustentar financeiramente caso venha a sofrer demissão eventualmente.

Veja também:   Secretário anuncia novidades na contratação de mediadores em ST

Mas, é importante reforçar que existem critérios para que uma pessoa possa ter acesso ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Afinal de contas, o FGTS não é garantido para qualquer trabalhador do nosso país. Primeiramente, se faz necessário notar que apenas os brasileiros que estão sob Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) conseguem o FGTS. Ou seja, só tem direito a uma conta FGTS, os brasileiros que possuam a carteira de trabalho assinada.

Já se tratando do saque propriamente dito do FGTS, vale notar também que não é qualquer tipo de dispensa que pode garantir o saque do fundo de garantia. Conseguem utilizar o Saque-Rescisão, apenas quem sofrer demissão sem apresentação de justa Causa. Esta modalidade, permite saque integral do saldo do FGTS.

Veja também:   Polícia apreende quase uma tonelada de maconha

Confira saque do FGTS disponível pela Caixa

Entretanto, como já deve ser do conhecimento de algumas pessoas, o Saque-Rescisão não é o único permitido para brasileiros com contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Ademais, trabalhadores com acesso ao FGTS ainda podem realizar saques durante situações de calamidade, no momento da aposentadoria, ou até mesmo para financiar imóveis.

Porém, o saque recentemente disponibilizado pela Caixa Econômica Federal não é nenhum dos que mencionamos acima. Agora nesse início do mês de junho, a Caixa disponibiliza novos saques para o Saque-Aniversário. Este saque, que possui apenas 4 anos de existência permite que os aniversariantes do mês possam sacar parcialmente o saldo do FGTS.

Sendo assim, quem nasceu em junho já pode efetuar o Saque-Aniversário. Os percentuais desta modalidade, podem garantir de 5% a 50% de saque do saldo total. Os aniversariantes do mês de número 6, terão portanto, até o dia 30 de junho para realizarem o saque referente ao Saque-Aniversário. Por fim, esteja atento e não deixe a data passar!

Veja também:   Marconi reforça compromisso com distritos

Confira quais são todos os saques do Fundo de Garantia

O FGTS possui diversos tipos de saques, que servem para situações de emergência diferentes. Confira abaixo quais são eles:

  1. Saque-aniversário;
  2. Saque por rescisão depois da demissão sem justa causa;
  3. Após a aposentadoria;
  4. Quando o trabalhador faz 70 anos;
  5. Caso o titular ou dependente apresente doenças graves;
  6. Caso o titular ou dependente esteja em estado terminal;
  7. Saque após desastres naturais;
  8. Caso o titular venha a falecer;
  9. Para quitação das parcelas do financiamento de uma casa própria;
  10. Ao ficar três anos ou mais sem carteira assinada;
  11. Ao firmar acordo de demissão com o empregador;
  12. Quando a empresa empregadora vem a falir.