Caixa surpreende os trabalhadores com PIS retroativo nesta semana

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Por FDR

 

Nessa segunda-feira (17) foi depositado o pagamento do lote retroativo para trabalhadores com direito ao PIS (Programa de Integração Social). Trata-se dos cidadãos que tinham direito de receber o saque do abono salarial, mas que não foram contemplados pelo calendário original. Ao todo, são 2,7 milhões de pessoas nesse lote extra, incluindo inscritos no PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

Inicialmente, a previsão era de que 22,9 milhões de pessoas teriam direito de receber o PIS e o PASEP. No entanto, em uma nova análise a Dataprev observou que 2,7 milhões de trabalhadores cumpriam com os requisitos de acesso ao abono, mas não foram inclusos no calendário original. Tudo por conta de uma duplicidade de informações que ocasionou no desligamento desse público.

O Ministério do Trabalho e Emprego informou que esses trabalhadores foram inscritos por seus empregadores tanto no eSocial, como na declaração do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais). Por conta disso, o sistema entendeu que havia duplicidade de dados e excluiu esse público. Mas, em uma reanálise eles puderam ser inclusos novamente.

Como o calendário de pagamentos do PIS e PASEP já havia começado em fevereiro, quem teria direito de receber nos últimos dois meses poderá ser beneficiado em abril. O pagamento dos demais segue o calendário original que vai até julho, e contempla quem trabalhou em 2021.

Quem vai receber o PIS em abril
O pagamento do PIS acontece em uma única data: 17 de abril. Nesse dia serão contemplados nascidos em abril e maio, além daqueles que deveriam ter recebido em fevereiro ou março, mas foram inclusos no lote extra. O abono salarial está sendo pago no valor máximo de R$ 1.302, e de no mínimo R$ 108,50.

O PIS que é repassado para trabalhadores da iniciativa privada será depositado na Caixa Econômica, e pode ainda ser sacado nas casas lotéricas. Para saber se tem direito de receber o abono salarial nesse ano, basta consultar no App Carteira de Trabalho Digital na opção “Benefícios” e depois “Abono salarial” informando o ano-base 2021.

Caixa surpreende os trabalhadores com PIS retroativo nesta semana