Pular para o conteúdo

CALOR INTENSO

Falta de estrutura em escolas afeta mais estudantes em ST

Falta de estrutura em escolas estaduais afeta mais estudantes em Serra Talhada
Foto: Arquivo Farol de Notícias

O calor intenso que faz em Serra Talhada tem somado a um dos principais problemas enfrentados pelos estudantes de escolas públicas da cidade, a ausência de climatização nas salas de aula.

No último fim de semana, o estudante João Gama, do 2° Ano “E” da Escola de Referência em Ensino Médio Cornélio Soares buscou o Farol de Notícias para reclamar da situação.

Segundo ele, as altas temperaturas resultam em fadiga, irritabilidade e dificuldade de concentração, afetando diretamente o rendimento escolar. A escola é semi-integral, ou seja, as turmas se revezam nos dias da semana para assistirem aulas das 7 às 17h.

“Eu venho manifestar minha preocupação e descontentamento com as condições das salas de aula, especialmente em relação à falta de ar-condicionado. O calor excessivo torna o ambiente insuportável, prejudicando o aprendizado, a saúde e o bem-estar dos alunos. Como alunos, precisamos de um ambiente que nos permita aprender de forma eficaz e com dignidade. Solicitamos que as autoridades escolares e órgãos competentes considerem a instalação de ar-condicionado ou de uma solução de ventilação adequada para que possamos ter um ambiente mais confortável e propício ao estudo”, escreveu.

A reportagem do Farol entrou em contato com a direção do Cornélio Soares para entender melhor o caso. Por meio de nota emitida pela gestão, assume que a escola não tem climatização suficiente, mas que busca ‘alternativas com as instâncias cabíveis’.

Receba as manchetes do Farol de Notícias em primeira mão pelo WhatsApp (clique aqui)

NOTA EREM CORNÉLIO SOARES

“Estamos sem climatização suficiente, temos ventiladores, janelas, climatizadores móveis, mas não atende a toda realidade escolar, bem verdade! Infelizmente, ficamos muito preocupados e tristes em não poder atender à toda comunidade com as suas necessidades urgentes.

Contudo, estamos sempre buscando alternativas com as instâncias cabíveis e temos como resposta que há uma demanda do estado sendo providenciada, visando melhorar essa situação em todas as escolas, contudo, existe uma fila para atender as solicitações e a nossa escola já está nessa ordem.

Temos um agravante, a instituição ainda não possui subestação para comportar a sobrecarga de uma escola de grande porte como a nossa, já que a rede elétrica não comporta todos os equipamentos ligados ao mesmo tempo, isso inclui os ares-condicionados para todas as salas e setores.

Vale salientar, que muitos aparelhos de ares-condicionados já estão com a vida útil finalizada e não podemos comprar novos, porque já existe uma licitação do próprio estado para suprir a carência dos equipamentos.

Os principais fatos de Serra Talhada e região no Farol de Notícias pelo Instagram (clique aqui)

Estamos aguardando e seguindo todos os protocolos como fomos orientados. Claro, nós ficamos muito consternados com a realidade dos estudantes, isso nos deixa bastante preocupados e o sentimento é de impotência diante da realidade.

Diante de tal situação, tentamos minimizar a situação, realizando rodízios de salas à tarde, sendo que pela manhã não há como, devido ao número de salas e de alunos serem muito grandes, mas as turmas que ficam no período vespertino são remanejadas para salas com a climatização que dispomos e também utilizando outros espaços que possuem climatização, como biblioteca e auditório.

No caso os 2° anos também mudam de salas para outras menos quentes, na tentativa de minimizar os impactos do fenômeno que a nossa região enfrenta todos os anos: a seca seguida de calor excessivo.

Vale lembrar que essa é a realidade ainda de muitas escolas, realmente lamentamos muito, muito mesmo e reforço que estamos sempre buscando respostas das instâncias maiores.

Atenciosamente,

Equipe Gestora.

3 comentários em Falta de estrutura em escolas afeta mais estudantes em ST

Sintest e Políticos sem atuação, uma vergonha!
Cadê os políticos da ST, principalmente os que estão na situação que tiram Proveitos dos ALUNOS quando são destaques em alguma competição de ensino. --- Essa situação também afeta os PROFESSORES. -- Lamentável, a ausência, o silêncio? , por quê? - Indaga- se, CADÊ a Presidente Sra Veraluza Nogueira do Sintest ? Veraluza, fazia muito barulho antes de conseguir seu novo emprego no Sindicato. QUE VERGONHA !
*Sintest e *Políticos sem atuação, uma vergonha!
Cadê os políticos da ST, principalmente os que estão na situação que tiram Proveitos dos ALUNOS quando são destaques em alguma competição de ensino. --- Essa situação também afeta os PROFESSORES. -- Lamentável, a ausência, o silêncio? , por quê? - Indaga- se, CADÊ a Presidente Sra Veraluza Nogueira do Sintest ? Veraluza, fazia muito barulho antes de conseguir seu novo emprego no Sindicato. QUE VERGONHA !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.