Calumbi, no Sertão do Pajeú, funda a sua Academia de Letras

Publicado às 06h06 deste domingo (2)

Alunos e professores do município de Calumbi, Sertão do Pajeú, realizaram um sonho antigo nesta segunda-feira (27), a inauguração da Academia Letras com a cerimônia de posse dos membros e apresentação à comunidade. O evento contou com a presença do governo municipal, homenageados e alunos.

O professor e também organizador do projeto, Jailson Freire da Silva Junior, em conversa com o Farol de Notícias, deu detalhes sobre o evento que foi realizado no Auditório da EREM Antonio Gomes. 

Nascida de um projeto escolar da Escola de Referência em Ensino Médio Antonio Gomes de Lima, a Academia Calumbiense de Letras é uma Associação de natureza cultural, sem fins lucrativos, sem prazo de duração, criada em 16 de março de 2023, com sede provisória na biblioteca da EREM AGLIMA. A instituição tem como objetivo o culto às letras, o estímulo da cultura da cidade de Calumbi, propor ações e projetos culturais.

A Academia compõe-se de nove membros, divididos em Acadêmicos Natos: Gisélia Gomes de Lima e Sousa , Mª Cristina Araújo, Damiana Gletsan Furtado de Araújo  Moura, Franco de Sousa Lima, Irlo Simões Siqueira, José Gomes de Lima, Lourinaldo Pereira Lima Teles; Acadêmico Benemérito: Jailson Freire da Silva Junior; e Acadêmico Correspondente: Francisco de Assis Marques.

“É um orgulho ter contribuído para a fundação desta instituição, uma vez que, o movimento literário-artístico acontecia de forma isolada. Com o advento da Academia será mais fácil a captação de recursos para implementar projetos e ações de forma mais objetiva. A gestão municipal já se colocou à disposição para contribuir com a instituição e o nosso próximo passo é dialogar com as secretarias do município para viabilizar uma Biblioteca Municipal”, destacou Jailson Freire.

Ele ressaltou ainda que a Academia Calumbiense de Letras contou com o apoio do corpo docente e da gestão Maria Cristina Araújo e Damiana Gletsan, que não mediram esforços para a concretização da atividade.

Calumbi, no Sertão do Pajeú, funda a sua Academia de Letras