Publicado às 04h30 desta terça-feira (16)

Uma semana após anunciar que foi mantido o recesso de 60 dias para os vereadores de Serra Talhada, justificando que o Projeto de Lei 009/2017 teria sido derrotado, mesmo obtendo 11 votos favoráveis e cinco contra, a Mesa Diretora anunciou, nessa segunda-feira (15), que houve um equívoco de interpretação e o recesso duplo foi derrubado em primeira votação.

“Essa decisão modifica a votação da última sessão que ocorreu, em que naquele momento houve um conflito de entendimento de que se precisaria de maioria absoluta, ou seja, de 12 votos. Nossa assessoria jurídica após analisar a Lei Orgânica e Regimento Interno desta Casa, constatou que precisa de 3/5, portanto  o Presidente (Manoel Enfermeiro) fez a retificação do resultado, aprovando em primeira votação e que colocará em segunda votação de acordo com o regimento interno, no prazo de 10 (dez) dias”, explicou o vereador Zé Raimundo, 1º Secretário da Casa Joaquim de Souza Melo.

A mudança de rumo foi comemorado pelos vereadores que desejavam o fim das férias de 60 dias, em especial, o vereador Antonio de Antenor (PR) que foi o autor da proposta subscrita por vários parlamentares. “Foi muito boa a atuação do nosso jurídico, porque a gente não pode ir contra a vontade do povo. que deseja um tratamento igual da nossa parte. O recado foi dado em dezenas de comentários no Farol de Notícias, onde as pessoas mostraram que queriam o fim deste privilégio”, discursou Antenor.

Já o presidente da Câmara, Manoel Enfermeiro, foi bastante elogiado pelos pares, porque desengavetou o projeto que estava parado há dois anos.

DERROTA DA DUPLA

Os vereadores Nailson Gomes e Pinheiro do São Miguel amargaram a derrota em silêncio, e durante o discurso em plenário, evitaram fazer qualquer comentário sobre o assunto. A dupla comandou o ‘grupo da folga’ que votou pela manutenção de 60 dias de férias, e acabaram sendo derrotados com o novo entendimento.

CONTRA O FIM DAS FÉRIAS DE 60 DIAS

Nailson Gomes, Agenor de Melo Lima, Pinheiro do São Miguel, Alice Conrado e Antonio Rodrigues. O vereador Paulo Melo faltou a sessão.