Da Folha de PE

Depois das insistentes cobranças do PT ao presidente eleito por um ministério mais relevante, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu o ex-governador do Ceará e senador eleito Camilo Santana (PT) a Educação.

Santana recebeu o convite na última semana, mas a decisão de aceitar a gestão do MEC não foi anunciada formalmente porque dependia de uma conversa de Lula com a atual governadora do Ceará, Izolda Cela (sem partido).

Antes de o PT reivindicar a pasta, Izolda, que foi do PDT, era o principal nome cogitado para Educação. Ela, no entanto, ocupará a Secretaria de Educação Básica no futuro governo. Lula não queria dar dois ministérios à dupla, e a solução encontrada foi encaixar ambos na mesma pasta.

Santana foi eleito para o governo do Ceará em 2014. Em seu governo, manteve bons indicadores da educação básica e ampliou a cobertura de escolas em tempo integral na rede estadual.

Nos dois mandatos dele, o Ceará enfrentou uma escalada da violência com aumento do número de homicídios e com bairros inteiros dominados por facções criminosas.

Camilo deve ser anunciado oficialmente, junto com outros nomes que vão compor a Esplanda, ainda esta semana pelo presidente Lula.