CAMPANHA: 13 mil deverão ser vacinados em ST; ações chegam na zona rural e presídio

Fotos: Alejandro García/Agência Papiro e Poliana Oliveira

Mais de 13 mil pessoas serão vacinadas em Serra Talhada na campanha nacional contra a gripe Influenza H1N1. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar, ao todo, 2.243 crianças a partir de seis meses a 2 anos, 8.987 idosos com 60 anos ou mais, 1.121 gestantes e 184 puérperas, isto é, mulheres que tiveram filhos recentemente, e pessoas com doenças crônicas, como asma ou bronquite. O dia “D” da mobilização aconteceu neste sábado (20) contando com a presença do prefeito Luciano Duque (PT). Só numa manhã foram vacinadas 120 pessoas.

“Eu estou feliz porque sei que essa vacina vai me proteger”, comentou a dona de casa Maria da Penha, 75, moradora do bairro Bom Jesus. Desde que iniciou, na segunda-feira (15) até a manhã dessa sexta-feira (19), a campanha imunizou 2.698 pessoas entre crianças (391), idosos (1.662),  profissionais de saúde (1.009), gestantes (1.121), puérperas (184).

CAMPANHA: 13 mil deverão ser vacinados em ST; ações chegam na zona rural e presídio

Este ano, as ações ganharam ainda mais força na zona rural. “Nós montamos uma logística de aproximadamente 150 funcionários e seis veículos à disposição da zona rural e urbana para alcançar a meta de 13.544 pessoas vacinadas, preconizada pelo Ministério da Saúde para o município”, comentou a secretária de Saúde, Socorro Brito. Ela frisa que a vacinação vem ocorrendo nas 18 Unidades de saúde da Família (USF) existentes na cidade e nas farmácias Santa Clara e do Povo.

“Também foi realizado a vacinação de 66 presidiários da cadeia pública, garantindo assim uma saúde de inclusão e prevenção à todos”, comentou a secretária de Saúde. A campanha nacional contra a gripe vai até o dia 7 de maio. Segundo a coordenadora do Programa de Imunização Municipal, Cibelly Brandão, Serra Talhada contabiliza apenas um caso suspeito da doença, registrado em 2010.