Por Jorge Apolônio, membro da Academia serra-Talhadense de Letras (ASL), policial federal e colunista do Farol

Publicado às 04h39 desta quarta-feira (5)

Serra Talhada tem mais de 80.000 habitantes. Pela Constituição Federal, o município que tenha mais de 80 mil habitantes até 120 mil pode ter entre 9 e 17 vereadores. Serra Talhada tem 17, o máximo a que tem direito. Porém poderia ter apenas 9. Certamente, a sociedade não sentiria falta dos 8 excedentes. Afinal, a quem interessa ter 8 vereadores a mais que o mínimo? A eles mesmos e seus assessores.

Existe uma tese esdrúxula defendida pelos próprios vereadores, claro, de que a câmara tem direito a X% da arrecadação municipal e que, por isso, diminuir a quantidade de vereadores não diminuiria a despesa do município com a câmara. É possível que não mesmo, mas também é possível que sim. Isso depende da chamada vontade política. Era só a câmara tomar consciência, economizar o que os vereadores excedentes gastariam e devolver ao final do ano ao executivo o que economizasse. Não é proibido. Inclusive seria imensamente louvável.

Ah, mas os vereadores jamais tomariam estas decisões: reduzir o próprio quadro, economizar com esta redução e devolver ao executivo o valor economizado. Infelizmente, é verdade. Então, o que a sociedade deveria fazer para conseguir isso? Primeiro, precisaria querer. Segundo, articular um movimento de pressão, uma campanha exigindo dos próximos candidatos e dos já eleitos a defesa desta tese, ameaçando não votar em quem não a defenda.

Para que Serra Talhada precisa de 17 vereadores? Outra coisa: qual a efetividade do vereador que se ocupa em uma profissão além do cargo legislativo? Um vereador tem que se ocupar exclusivamente do seu cargo para render o máximo. Os contribuintes pagam para isso, necessitam e merecem dedicação exclusiva do vereador às causas do município. Então, fica aqui mais uma sugestão: só votar em candidatos que, sendo eleitos, vão se dedicar tão somente ao mandato de vereador. Dificilmente um médico ou advogado, por exemplo, fariam isso.

Fica aqui lançada a campanha para a redução do quadro de vereadores de Serra Talhada, além da exigência da dedicação exclusiva. Você está convidado a abraçar estas causas. Tenha consciência de que o poder emana do povo. Então, você pode mudar o quadro político que está aí se você não gosta. Saiba que você não está sozinho.