Publicado às 14h05 desta quarta-feira (21)

Nessa terça-feira (20) o programa Falando Francamente, na TV Farol, recebeu a vista do serra-talhadense Ted Willam, 50 anos, professor da Rede Estadual de Ensino (REE) e candidato a deputado federal pelo PSOL. Por cerca de 1 hora, o candidato defendeu suas propostas, apresentou soluções na área de educação, e fez um alerta sobre o deputado federal, Fernando Monteiro, que tem o apoio da prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado.

“Nós temos um deputado que muito nos espanta, a nossa prefeita petista apoiar esse deputado, Fernando Monteiro (PP), inimigo da educação. Ele votou contra os professores na PL 3776/2008. O que é essa PL? é a que aniquila a carreira do professor, é que pega a meta 17 do Plano Nacional de Educação e joga no lixo; porque é mudar a forma de correção do piso. Isso aí foi um escorregão do ex-presidente Lula, sob pressão de Guido Mantega [Ministro da Fazenda] em 2008. Quando saiu a lei do piso, os prefeitos e governadores deram aquela gritaria: ‘Correção custa aluno!’ Que é justamente a correção do professor hoje. Eles queriam mudar para INPC. Estão quase conseguindo, porque em 17 de agosto do ano passado, os professores não perderam esse reajuste de 33%, por três votos”, relembrou.

OUTROS NOMES

Ainda durante a entrevista, o candidato socialista também apontou outros nomes, que segundo ele, virara às costas aos docentes. “Inclusive, quem votou contra os professores, dos pernambucanos, os deputados Fernando Monteiro, Bispo Ossésio, Fernando Filho, André Ferreira. Tivemos uns faltosos que estão aí fazendo ‘L’ de Lula numa beleza, que é justamente o André de Paula [candidato ao Senado], que a gente sabe que votou pelo o impeachment de Dilma, jogou a gente nesta situação; e o nosso conterrâneo Sebastião Oliveira, ele faltou nesse dia tão importante para os professores. Só para dar uma deixa para os professores que pensam em teclar nesse candidato, se hoje o piso fosse corrigido pelo INPC, ao invés de 3,88, seria de 2,035; ou seja, valorização nenhuma do professor”, finalizou.

VEJA A ENTREVISTA AGORA NA TV FAROL