Da Folha de PE

Morreu nesta sexta-feira (7) o cantor Serguei, aos 85 anos. O falecimento ocorreu no Hospital Zilda Arns, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro, onde estava internado há um mês. Sérgio Augusto Bustamante (nome de batismo do músico) foi internado com quadro de desidratação, pneumonia e infecção urinária. As informações são do G1.

Carreira

Nascido no Rio de Janeiro em 1933, o músico era filho de um executivo da IBM e de uma dona de casa. Ele teve contato com o rock bem cedo, quando foi morar com a avó em Long Island, no estado americano de Nova York. Por lá, frequentou festivais e conheceu muitas bandas antes que elas fossem divulgadas no Brasil. Entre as histórias da juventude do cantor, a mais famosa é o rápido relacionamento que ele supostamente teve com Janis Joplin. O caso nunca foi confirmado, pois a própria cantora morreu em 1970.

Além disso, Serguei fez shows em duas edições do Rock in Rio: Rock In Rio II (1991) e Rock In Rio III (2001). Em sua residência, na cidade de Saquarema, foi criado o Museu do Rock, administrado por Serguei e constituído com peças de roupas, discos, prêmios, livros, cartazes, filmes em VHS e outros materiais sobre a vida do cantor. Apesar da fama, Serguei produziu pouco. Ao todo, são oito compactos e três CDs lançados em seus 54 anos de carreira.