Publicado às 05h37 deste domingo (27)

Cuidar da saúde ainda é um grande tabu para os homens? Nesta sexta-feira (25) a TV Farol recebeu a visita do cardiologista Dr. Waldir Tenório Jr. para falar sobre saúde e a campanha do Novembro Azul no Falando Francamente, com Giovanni Sá.

De acordo com o médico, que tem formação em cardiologia voltada para a saúde da família e trabalhou diretamente com a saúde do homem, fez uma breve reflexão sobre a cultura do homem temer e evitar visitas aos consultórios médicos.

“Uma das coisas que a gente coloca em pauta e tenta melhorar isso, o homem não tem a cultura de ir ao médico. A menina depois que começa a virar ‘mocinha’ e começa a vida sexual ativa e tem pais responsáveis leva ao ginecologista. E o homem não, quando foi que o seu pai te orientou ao médico? Quando meu pai me orientou a ir ao médico? A nossa cultura não é de ir ao médico, o homem por ser ‘machão demais’, que a sociedade passa que é a fortaleza, o pilar, que tem que ser durão. E tem homens que tem vergonha de dizer que está doente”, enfatizou.

Dr. Waldir ainda trouxe algumas dicas para o atrair o público masculino para as ações e campanhas do Novembro Azul, com a promoção de partidas de futebol junto com as palestras e ações de prevenção ao câncer de próstata e outras doenças.

“Mas será que se a gente montasse um campeonato de futebol ia dar gente? Monta e a inscrição para participar do campeonato é assistir a palestra do Novembro Azul e lá a gente distribui preservativos e informações para eles. Tem que ser uma estratégia e sempre funcionou quando fazíamos”, comentou.