Por Diario de Pernambuco

Carga de respiradores fica retida nos EUAA caminho do Brasil, uma carga de 600 respiradores artificiais chineses comprada por estados do Nordeste ficou retida no aeroporto de Miami (EUA), onde fazia conexão aérea. A desconfiança é que os equipamentos se destinem agora ao combate da crise do coronavírus nos EUA, que teriam acertado pagar mais à empresa chinesa.

O contrato assinado pelo governo da Bahia como representante da região foi cancelado pela empresa fornecedora sem maiores explicações. O acordo envolvia uma quantia de R$ 42 milhões.

Em entrevista à Folha de São Paulo, o secretário da Casa Civil da Bahia, Bruno Dauster, comentou que o motivo dado foram “razões técnicas”. A empresa, cujo nome não foi revelado, disse que a carga teria outro destino, não especificado.

Após mudança de postura, Donald Trump passou a moderar críticas direcionadas à China, vendo o país asiático como parceiro na busca de doações e comercialização de equipamentos.

Apesar do risco de haver novos cancelamentos, os governadores seguem recorrendo à China, por falta de opção.