Por Diario de Pernambuco

Primeira paciente diagnosticada com coronavírus em Petrolina tem cura clínica. A paciente, de 70 anos, foi diagnosticada no dia 23 de março. Ela chegou ao município no dia 17 deste mesmo mês, quando desembarcou no município vinda de uma viagem ao exterior. A paciente apresentou alguns sintomas e realizou o teste para Covid-19.

O resultado saiu dias depois, mas a mulher não precisou ser internada, ficou em isolamento domiciliar. No momento, mesmo após a recuperação, ela e seus familiares seguem cumprindo o isolamento. Atendendo às orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e o decreto municipal, que reforça a importância de ficar em casa.

De acordo com a secretária de saúde do município, Magnilde Albuquerque, o isolamento social segue sendo a regra mais importante para dimiuir os riscos de contaminação. “Quando a pessoa passa do período que é o protocolo dos 14 dias e ela não apresenta mais sintomas, ela já eliminou o vírus, criando imunidade, impedindo a transmissão. Acompanhada por nossas equipes, a paciente seguiu as regras e adotou as medidas necessárias para o processo de recuperação, sobretudo o isolamento, que é a primeira regra. A batalha foi vencida”, explicou.

Veja também:   Corrida para aliança de Márcia e 'Sebá' avança com leque de nomes

A cura clínica da primeira paciente resultou em mudança nos dados da Covid-19 em Petrolina, restando apenas um paciente com a doença e 7 casos suspeitos, sem nenhum óbito.