Publicado às 14h30 deste domingo (5)

Provocado a analisar o tratamento que o prefeito Luciano Duque vem dando a classe de servidores municipais, especialmente, diante medidas que extinguem quinquênios [veja aqui] e modificam regras previdenciárias da categoria [e aqui], o pré-candidato a prefeito pela oposição, Carlos Evandro alertou:

“Os servidores são decisivos [em eleições]. Quem menosprezar o poder dos funcionários do município a situação dele [do candidato ou prefeito], seja qualquer um, não será boa não”. A declaração de Evandro foi ao ar no programa Farol de Notícias, na rádio Vila Bela FM.

“Os servidores são decisivos. Todo mundo sabe disso. Eu negociava [quando prefeito, com a categoria], fiz o plano de cargos e salários, e deixei os professores numa boa situação. Todos sabem disso. Tenho enorme respeito pela classe de professores, aos servidores de um modo geral, em especial, aos professores. É uma categoria decisiva, muito organizada e muito bem representada por Sinézio [Rodrigues] e por Junior [Moraes], isso a gente tem que dizer”.

“Eles defendem”, continuou Evandro, “e mostram grandeza quando desafiam o prefeito [Luciano Duque], neste sentido, eles estão visando o bem do trabalhador. Por isso tenho o maior respeito e isso é decisivo”. Sinézio e o Sintest [Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Serra Talhada] tem batido de frente com o governo em algumas questões, ao longo destes 7 anos da gestão Duque, em defesa de diretos da categoria.

Ainda, durante a entrevista, foi levantada a questão de que os ex-prefeitos Ferdinando Feitosa (1989/1992), Augusto César (1993/1997) e Geni Pereira (2001/2004) perderam eleições seguintes (ou não conseguiram eleger sucessores) por terem enfrentado crises, embates e descrédito com o funcionalismo municipal.

Ouvindo isso, Carlos logo pontuou: “E eu passei meus 8 anos como prefeito e não tive uma greve. Nenhuma greve! Isso é coisa raríssima”.