carlos e duqueA política de impostos do governo Luciano Duque (PT) vem sendo prejudicial à população mais carente da cidade. Quem alerta é o ex-prefeito Carlos Evandro (PSB) que, durante entrevista à rádio Cultura FM, comparou sua política fiscal, quando gestor por oito anos, contra a tributação aplicada na gestão duquista em pouco mais de dois anos de governo. Desde que assumiu, Luciano aumentou em mais de 300% o IPTU e subiu as taxas de ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis) e ISS (Imposto Sobre Serviços). Carlos Evandro lembrou que, quando prefeito, calculava o IPTU acompanhando a inflação.

“A gente fez uma administração que ficou marcada em Serra Talhada, na saúde, na educação, no serviço social e em calçamento e saneamento bateu um recorde no estado de Pernambuco. Com parcerias com o Governo do Estado, com o Governo Federal e principalmente com recursos próprios, a gente tinha arrecadação. Esse aumento exorbitante de IPTU ao invés de somar, faz é tirar porque a população não tem condições de pagar. Você nem arrecada nem o povo paga, quem se prejudica é o município. Eu cobrava, dava o aumento do IPTU baseado no aumento da inflação em cerca de 8%”, lembrou Evandro, reforçando:

“Agora, você botar 300% de aumento em cima do imposto e para a realidade nossa que já paga tanto imposto, aquela população mais carente fica sem condição de pagar. Quem se prejudica é o município, deixa de fazer obras e fica na dependência só do Governo Federal, do Governo do Estado. Como ele (Luciano Duque) está recebendo aí do FEM e está sendo a sorte dele, essas obras que vieram do Governo Federal, mas que estão paradas por falta de recurso. Então, eu gostaria que pelo contrário ele estivesse trabalhando, dando continuidade ao trabalho que eu fiz. A população sabe disso, é tanto que ele foi eleito em cima de um trabalho de aprovação que eu tinha de 85% a 86% no município”.