PREFEITO encerra governo com 87% de aprovação, confirma Instituto Opinião

Segundo colégio eleitoral do Sertão, com 58 mil eleitores, Serra Talhada, distante 415 km do Recife, tem um dos gestores mais bem avaliados do Estado. De acordo com a pesquisa do Instituto Opinião, que inicia esta série para o Blog do Magno sobre prefeitos em fim de mandato, o prefeito Carlos Evandro (sem partido) encerra seu ciclo de oito anos com 87% de aprovação e apenas 10% de desaprovação. Entre os 400 entrevistados nos dias 4 e 5 deste mês, apenas 3% não responderam ou informaram não saber responder. A margem de erro é de 4,1 pontos percentuais para mais ou para menos. Evandro tem maior aceitação na zona rural, onde sua aprovação sobe para 91,3%, enquanto na zona urbana é de 88,1%.

Por sexo, 88,1% dos homens aprovam e apenas 9,7% desaprovam, enquanto 86% das mulheres aprovam e 10,3% desaprovam. Por faixa etária, as maiores taxas estão entre os eleitores acima de 60 anos (90%), entre os eleitores na faixa etária de 16 a 24 anos (89,9%) e entre os eleitores na faixa dos 45 a 59 anos (88,7%). O levantamento do Instituto Opinião é muito amplo e apresenta um verdadeiro diagnóstico da gestão. Para 74,4% dos entrevistados, o prefeito atendeu e resolveu os problemas do município parcialmente e 10% acham que ele resolveu totalmente, enquanto 12,3% disseram que os problemas não foram resolvidos. Neste quesito, apenas 3,3% não souberam ou se negaram a responder.

Na avaliação por setores, a área de saúde foi a que mais avançou na gestão de Evandro, apontada por 37,4% dos entrevistados, seguida pelo item asfalto, calçamento e estradas, com 31,5%. Depois vem a Educação com 9,8%, saneamento básico (5%), habitação e moradia (2,8%), assistência social (2%), transportes (1,3%), geração de emprego (1,3%), segurança (1%), agricultura (0,8%) e lazer (0,8%). Para 61,7% dos entrevistados, o prefeito criou parcialmente as condições necessárias para ajudar o município a crescer e 21,8% acham que ele criou totalmente contra apenas 12,5% dos que afirmaram que não.

PREFEITO encerra governo com 87% de aprovação, confirma Instituto Opinião

Ainda sobre o sentimento da população com a gestão municipal, 76,2% acham que Serra Talhada melhorou com Carlos Evandro, 20,5% disseram que continuou igual e apenas 2,5% disseram que piorou. Sobre a satisfação com a cidade, 49,2% disseram que está aumentando e 45,5% informaram que continua igual, enquanto apenas 5,3% afirmam que piorou. O Instituto Opinião também abordou questões que tratam de simpatia e honestidade. Dos eleitores ouvidos, 77% consideram Carlos Evandro simpático e 9% antipático, enquanto 14% não souberam responder.

Para 70,8%, o prefeito é honesto e 5,5% disseram que ele é desonesto contra 23,7% que não souberam responder. Mas quando forçados a responder se gostam do prefeito, 84,8% disseram que sim e apenas 4,5% não, enquanto 10,7% não souberam responder. Carlos Evandro é  considerado, também, um prefeito trabalhador para 91,4% dos entrevistados e  não trabalhador por apenas 4,3%.Outro quesito analisado é quanto aos compromissados honrados pelo gestor. Entre os eleitores entrevistados, 67,8% disseram que ele honra a palavra e cumpre as promessas, o que para 12,2% não se traduz em realidade.

Quanto à confiabilidade, 74,3% disseram que o prefeito é uma pessoa confiável e apenas 6,3% afirmaram que não.Outro item em que o prefeito aparece também muito bem avaliado pela população é da assiduidade. Para 78,4% dos entrevistados, Carlos Evandro é um governante presente e 15,5% disseram que ele é ausente, enquanto 6,3% não quiseram responder. Já para 77,8%, ele é um gestor prestativo e 87,7% disseram que ele é capaz.

 

PREFEITO encerra governo com 87% de aprovação, confirma Instituto Opinião

METODOLOGIA

A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de Survey, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação.  Foram realizadas entrevistas pessoais e domiciliares.

As entrevistas foram realizadas por uma equipe de entrevistadores, devidamente treinada para abordagem desse tipo de público; supervisionada pelo coordenador de campo da OPINIÃO – Pesquisas Sociais Ltda.

As entrevistas foram realizadas nos seguintes bairros: AABB, Bom Jesus, CAGEP, Caxixola, Centro, COHAB, IPSEP, José Tomé de Sousa Ramos, Malhadinha, Mutirão, Nossa Senhora da Conceição, São Cristóvão, São Sebastião e Várzea. E com os moradores da zona rural foram realizadas nas seguintes localidades: Caiçarinha da Penha, Distrito de Bernardo Vieira, Distrito de Santa Rita, Distrito Tauapiranga, Logradouro, Luanda e Varzinha.