Carnaval de Pernambuco terá efetivo policial 32% maiorDa Folha de PE

O Carnaval de Pernambuco contará, em 2018, com um efetivo policial 32% maior que a folia do ano passado. Haverá 41.137 homens e mulheres da segurança pública atuando entre as 19h da sexta-feira dia 9 e a noite da Quarta-feira de Cinzas (14). O anúncio foi feito, na tarde desta quinta (1), em entrevista coletiva na sede da Secretaria de Defesa Social (SDS), no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Ao todo, serão 29.326 policiais militares, 5.989 policiais civis, 5.017 bombeiros militares, 580 policiais científicos, 100 integrantes do Grupamento Tático Aéreo (GTA) e 100 da Corregedoria-Geral da SDS. As ações ainda terão parcerias com órgãos como Secretaria Estadual da Mulher, prefeituras do Recife e de Olinda, Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Grande Recife Consórcio de Transporte e Companhia Energética de Pernambuco (Celpe).

O maior reforço ocorrerá no Sábado de Zé Pereira (10), dia do desfile do Galo da Madrugada, na região central do Recife. O incremento no efetivo será de 18%, com um total de 5.047 profissionais de segurança pública. Atuarão 3.662 policiais militares, 835 bombeiros militares, 492 policiais civis e 58 integrantes da Polícia Civil, além de policiais lotados na Corregedoria-Geral da SDS.

De acordo com o secretário de Defesa Social, Antônio de Pádua, o aumento do efetivo atuando no Carnaval será possível graças à chegada de 1,5 mil novos policiais militares às ruas, no ano passado, e de quase 1.214 mil policiais civis e científicos, que se formarão na próxima segunda-feira (5) e já estarão trabalhando no Carnaval. “Foi esse esforço que está nos permitindo, agora, aumentar o efetivo de policiais e bombeiros no Carnaval em 32%”, declarou Pádua.

Câmeras
Na sexta-feira, dia 9, também terá início a operação do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), com a participação de vários órgãos do Estado e das prefeituras do Recife e Olinda na resolução de demandas do Carnaval. Haverá monitoramento por câmeras nos pontos de maior concentração da folia, como Recife Antigo, percurso do Galo da Madrugada, Sítio Histórico de Olinda, polos descentralizados, Ipojuca, Caruaru e Petrolina.

As duas Plataformas de Observação Elevada (POEs) ficarão no Marco Zero, no Bairro do Recife, e na Praça do Carmo, em Olinda – essa última já está estacionada no local desde o início de janeiro devido às prévias carnavalescas na região. Cada veículo conta com 14 câmeras de monitoramento.

Só na Região Metropolitana, haverá 23.584 policiais e bombeiros, sendo 16.731 militares e 3.022 civis, um incremento de 59% e relação ao efetivo disponibilizado no Carnaval de 2017. Só em Olinda, haverá 5.832 profissionais de segurança atuando. Já na Zona da Mata e no Agreste, haverá 11.437 policiais e bombeiros (+78%), e no Sertão, 5,9 mil (+50%).

Após o Carnaval, ainda haverá o reforço de 3.875 policiais e bombeiros. O investimento do Governo do Estado com pagamento de diárias aos servidores e uso de equipamentos no período festivo será de R$ 9 milhões.