Do g1 Pernambuco

Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

O carnaval de rua de 2022 foi suspenso por tempo indeterminado no Recife. Por causa da disseminação da Covid-19 e, principalmente, da alta nos casos de influenza, a festa, que aconteceria entre 25 de fevereiro e 5 de março, poderá ser realizada em outra data (veja vídeo acima).

Segundo informações repassadas pela prefeitura, nesta quarta (5), para realizar os festejos em outro período, é preciso que a vacinação avance e se chegue a uma situação sanitária que garanta a segurança da população. A liberação de desfiles de grupos carnavalescos segue sem definição.

O último carnaval de rua realizado no Recife foi em, 2020, antes do início da pandemia de Covid-19 — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
O último carnaval de rua realizado no Recife foi em, 2020, antes do início da pandemia de Covid-19 — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Ainda de acordo com a prefeitura, o carnaval não ocorrerá no período previsto, mas serão realizadas reuniões para discutir com os setores econômicos e culturais a possibilidade de realizar a festa em 2022.

A prefeitura disse, por nota, que não apresenta aumento de casos de infecção em decorrência do novo coronavírus, mas que o índice de casos diários confirmados para Influenza A H3N2 saltou de oito para 138 casos, entre os dias 13 e 29 de dezembro. Houve picos de até 314 casos em um só dia, como em 27 de dezembro.

“O Recife enfrenta um crescimento expressivo de casos de gripe e entende, como sempre, que a prioridade deste de qualquer momento sempre será a preservação da saúde e da vida”, informou o comunicado.

Por causa da alta de casos de gripe, a prefeitura contratou mais 162 profissionais para a rede básica e o sistema do Atende em Casa.

Também ampliou pontos de vacinação e abriu 40 leitos para pacientes de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

A decisão foi divulgada algumas horas após o cancelamento do carnaval de Olinda, que é, com o do Recife, um dos mais famosos do Brasil. Jaboatão dos Guararapes também anunciou nesta quarta que não vai ter festa em áreas públicas neste ano (veja vídeo acima).

A epidemia de Influenza em Pernambuco associada à pandemia de Covid-19 tem causado saturação da rede de saúde do estado, com pessoas enfrentando fila para conseguir atendimento médico e pacientes aguardando leitos.

Por nota, o governo de Pernambuco reafirmou que só vai se posicionar sobre a realização ou não do carnaval na segunda quinzena do mês de janeiro.

Em novembro do ano passado, o secretário estadual de Saúde, André Longo, afirmou que, a princípio, o que pode valer para janeiro e fevereiro é a definição dos eventos limitados a 7,5 mil pessoas com controle vacinal de 100% do público.

Agremiações como o Homem da Meia-Noite, Pitombeira dos Quatro Cantos e Eu Acho É Pouco já anunciaram que não vão desfilar pelas ruas deste ano.

A proibição do carnaval foi recomendada pelo Comitê Científico do Consórcio Nordeste, que reúne os nove estados da região. A decisão levou em conta principalmente o risco de contaminação pela variante ômicron do coronavírus.

Em dezembro, o secretário de Turismo e Lazer do estado, Rodrigo Novaes, afirmou que era estudada a possibilidade de trocar a realização do carnaval de rua em 2022 por desfiles e apresentações de blocos carnavalescos em espaços fechados como estádios, clubes e parques de exposição.

Qualquer decisão deve passar pelo Comitê de Acompanhamento à Covid-19, chefiado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Artistas

Antes do anúncio da suspensão do carnaval do Recife, artistas e produtores culturais se reuniram, na capital, para traçar estratégias e conseguir realizar festas em ambientes considerados “controlados” e com a presença apenas de pessoas vacinadas (veja vídeo acima).

Uma das ideias é fazer uma carta aberta para pedir a autorização do governo estadual para fazer shows em locais como o Classic Hall, em Olinda.

A preocupação é garantir recursos para os artistas e pessoas que trabalham na montagem de estruturas e de shows durante o carnaval.