Fotos cedidas ao Farol de Notícias pelo leitor

Publicado às 04h30 desta terça-feira (16)

No momento que a limpeza em todo mundo é um dos grandes artifícios contra a pandemia do novo coronavírus, um leitor serra-talhadense descobriu que há pessoas que estão poluindo o Meio Ambiente nos arredores de Serra Talhada nas proximidades do Aeroporto Santa Magalhães, na Fazenda Caldeirão. Segundo o agricultor Mário Sérgio Alves de Barros, a zona poluída fica entre a região dos Sem Terra e o aeroporto, e os entulhos e detritos jogados estão reunindo urubus na localidade.

“Estava indo olhar umas algarobas na nossa propriedade com minha esposa e vimos um caminhão Volvo carregado com entulhos se aproximando de uma área que está sendo feita de lixão a cerca de 50 m da minha terra. Tinha um trator e uma Strada junto, o caminhão tinha placa de São Paulo e os outros placas daqui de Serra Talhada mesmo. Seguimos eles para ver onde iam descarregar aquele lixo, e vieram nos perguntar o que estávamos fazendo, informei que ia denunciar e eles botaram para me tirar da pista”, relatou o agricultor, complementando:

“Eu quero que tomem uma providência urgente, porque o lixo está sendo jogado próximo a um riacho, quando a chuva bate corre tudo para o açude. Estão cavando e aterrando o lixo, a água está preta, sem falar na quantidade de urubu na região. São 290 hectares de terra que vão ficar inférteis, desvalorizadas e cheias de urubus. A prefeitura ou os responsáveis tem que ver aí se limpa essa terra, se indeniza a gente ou o que é que faz. Mas assim não pode ficar”.

PREFEITURA SE MANIFESTA

A reportagem do Farol de Notícias entrou e contato com a Agência Municipal de Meio Ambiente (AMA), através de seu diretor Ercílio Ferrari. Segundo ele, a gestão municipal irá investigar todas as denúncias feitas pelo cidadão, inclusive, indo até o local do lixão clandestino junto com ele para averiguar de perto. Caso seja constatada a situação de crime ambiental as medidas cabíveis perante as leis de proteção ao Meio Ambiente serão aplicadas.

“Recebi essas fotos, mas a princípio não consegui localizar a região. Temos que apurar os fatos, descobrir onde é, apurar os fatos e a veracidade da denúncia e descobrir quem são os responsáveis e administrativamente tomar as medidas cabíveis. Questão de multa, obrigatoriedade de limpeza do local. Temos que descobrir quem é primeiro. Eu acho difícil ser da prefeitura (o lixo), porque mandamos o lixo para Salgueiro. Por isso que quero ir até o local, ver o volume de lixo partir para uma resolução”, explicou Ferrari.