Do Jornal do Brasil

O carro utilizado por Adolf Hitler em seus desfiles durante o regime nazista na Alemanha foi leiloado nesta quarta-feira (17), em Scottsdale, nos Estados Unidos. Trata-se de uma Mercedes-Benz conversível 770K, de 1939, que fora usada por Hitler na Segunda Guerra Mundial. O nome do comprador, no entanto, será anunciado apenas em fevereiro.

A casa de leilões Worldwide Auctioneers tinha como meta vender o carro por US$ 5 milhões ou US$ 15 milhões, sendo que 10% do valor será revertido para ensino da história do Holocausto.

O carro era designado ao oficial da Schutzstaffel (SS) e também motorista de Hitler, Erich Kempka. O veículo era usado para receber personalidades em visitas, além de grandes desfiles nazistas que ocorreram entre os anos 1939 e 1941.

Veja também:   Governo desliga médico serra-talhadense após agressão

O carro, de placa 1A 148461, tem blindagem, possui chapas extras nas laterais e no assoalho. O para-brisa é à prova de balas e um painel blindado pode ser levantado atrás dos bancos traseiros (solução encontrada caso existisse alguma ameaça).

Hitler utilizou o carro em uma parada militar quando a França foi derrotada em 1940, e em uma visita de Estado do italiano Benito Mussolini. Logo depois da guerra, o carro passou foi confiscado pelas forças norte-americanas na França. Em seguida, ficou com um dono particular na Bélgica, que o vendeu de novo aos EUA.

A casa de leilões mantém segredo sobre seu atual proprietário, e só revelará daqui um mês o resultado do leilão.

Veja também:   Grande empresa de ST é alvo de investigação do MPPE

Nas redes sociais a Worldwide Auctioneers publicou disse que, “de modo algum, a proposta desse leilão é glorificar Hitler e suas políticas destrutivas”. “O objetivo é mostrar um dos mais notáveis carros do século, construído por pessoas talentosas e que representa o auge em expertise”, explicou.