Foto: Alejandro García/Farol Imagem

Na última sexta-feira de junho (28), a Fundação Casa da Cultura de Serra Talhada, dentro do seu projeto de integrar as artes e culturas do Pajeú, promoveu a ida de diversos artistas da Casa do Artesão do município para participarem da tradicional Festa de São José na cidade de Itapetim. O artesanato serratalhadense chamou atenção de todos que visitaram o stand da Fundação. A iniciativa da Casa da Cultura de Serra Talhada contou com o apoio da prefeitura municipal de Itapetim, que patrocinou a acolhida da caravana da “capital do xaxado”.

No dia seguinte, sábado (29), aconteceu mais uma reunião do Instituto Histórico e Geográfico do Pajeú (IHGdoPajeú), instituição que está sendo incubada pela Casa da Cultura e que pretende trabalhar no resgate dos valores históricos de toda região. Reuniões já foram realizadas em várias cidades que integram a bacia do Pajeú e conforme o presidente da Casa da Cultura de Serra Talhada, Tarcisio Rodrigues, tais reuniões servem para discutir o estatuto da entidade.

O IHG do Pajeú funcionará nas dependências da Casa do Artesão em Serra Talhada, mas pretende ter sede própria e servirá como base para pesquisadores, professores e estudantes que queiram se debruçar sobre a história da região. “Estamos cada vez mais próximos de concretizar o Instituto, que será de suma importância para todo vale do Pajeú”, declara o professor Alberto, um dos idealizadores do projeto.

“Em nossos projetos sempre esteve presente a integração de todo Pajeú, seja através das letras ou das artes. Somos cidades irmãs, temos histórias muito parecidas, precisamos e devemos ficar cada vez mais próximos”, disse Rodrigues.