Do Diario de Pernambuco

A polícia francesa realizou uma operação nesta quinta-feira na residência e nos escritórios do ministro da Saúde, Olivier Véran, no âmbito de uma investigação sobre a gestão da crise de saúde, anunciou o ministério em um comunicado.

Véran está entre os ministros e ex-ministros que estão sendo investigados por sua resposta à pandemia, após as denúncias de várias vítimas de covid-19 que consideram que o governo demorou a adotar medidas para conter a propagação do vírus, que provocou mais de 33.000 mortes na França.

Veja também:   Em Triunfo, filho agride a mãe de 76 anos e por pouco não é linchado pelos vizinhos

A polícia também compareceu à residência do diretor geral de Saúde, Jérôme Salomon, do ex-primeiro-ministro Edouard Philippe – responsável pela gestão durante a primeira onda do coronavírus -, da ex-ministra da Saúde Agnes Buzyn e da ex-porta-voz do governo Sibeth Ndiaye.

Todas as operações aconteceram “em dificuldades”, informou o ministério da Saúde em um comunicado.

Em 7 de julho a justiça abriu uma investigação sobre a gestão da crise. Mais de 90 demandas foram apresentadas contra ministros do governo do presidente Emmanuel Macron. Apenas nove foram considerada admissíveis.

Veja também:   Sertão do Pajeú passa dos 400 óbitos

A Corte de Justiça da República (CJR), que é o único órgão que pode julgar atos cometidos por membros do governo no desempenho de suas funções, considerou “necessário realizar uma investigação para valiar as denúncias”.

As audiências dos demandantes, incluindo representantes de um grupo de médicos, começaram em setembro. Eles criticaram, entre outras coisas, a “inconsistência das medidas” adotadas e a “falta de aplicação das recomendações da OMS”.

O MP de Paris abriu em 9 de junho uma investigação preliminar por “homicídio” e pela acusação de “colocar em perigo a vida de outras pessoas”.

Veja também:   Mãe se emociona após matéria do Farol: 'Deu certo, graças a Deus'