Do G1

As autoridades britânicas informaram nesta quarta-feira (4) que o casal internado em estado crítico após ser encontrado inconsciente na cidade de Amesbury teve contato com o agente nervoso Novichok, o mesmo usado no envenenamento do ex-espião russo Sergei Skripal e sua filha Yulia.

Dawn Sturgess, de 44 anos, e Charlie Rowley, de 45, foram socorridos em sua casa e inicialmente os médicos acreditavam que eles tinham consumido drogas ilícitas contaminadas. Na noite de terça-feira, porém, a polícia divulgou um comunicado no qual declarava um “grave incidente” na cidade e admitia que eles poderiam “ter sido expostos a uma substância desconhecida”.

Amesbury fica fica ao lado de Salisbury, onde o ex-espião russo Sergei Skripal, de 67 anos, e sua filha Yulia, de 33 anos, foram envenenados em março com Novichok. O casal inclusive está internado em estado crítico no mesmo hospital onde pai e filha foram tratados.

Nesta quarta, as autoridades britânicas anunciaram que a unidade anti-terrorismo está assumindo a investigação sobre o caso de Amesbury e informaram que, até o momento, nenhuma outra pessoa relatou sintomas de contaminação além do casal.

O chefe da polícia britânica contra o terrorismo, Neil Basu, afirmou que não há evidência de que o casal tenha estado em locais que foram descontaminados após o caso dos Skripal, que ainda continua sob investigação, e que não está descartada uma conexão entre os dois casos.

Ele acrescentou que ainda não se sabe como o agente foi transmitido e atingiu as novas vítimas, e que nada no histórico de vida delas aponta algo que indique que elas possam ser alvo de um ataque específico.